Atlas Renewable Energy conclui usinas solares em MG

A Atlas Renewable Energy, que atua no segmento de geração de energia renovável, anunciou que suas usinas solares Lar do Sol e Casablanca, em Pirapora, Norte de Minas, estão operando e fornecendo energia limpa para a Unipar e a Anglo American, respectivamente. Os projetos têm uma capacidade instalada de quase 600 megawatt-pico (MWp) e irão gerar mais de 1,2 gigawatts (GW) de energia limpa por ano.
A usina solar de Casablanca, que foi concluída em setembro deste ano, fornece energia por meio de um PPA (Power Purchase Agreement), que é um contrato de negociação de energia de longo prazo, com a Anglo American.
De acordo com informações da Atlas, o PPA de 15 anos assinado entre a Atlas e a Anglo American está alinhado ao plano de mineração sustentável da mineradora que, entre várias metas e objetivos, busca atingir emissões líquidas zero de carbono em todas as suas operações até 2040.
A assinatura desse contrato contribuiu para que a Anglo American atingisse uma matriz de eletricidade 100% renovável em seus empreendimentos no País.
Com mais de 800.000 módulos fotovoltaicos bifaciais, Casablanca tem capacidade instalada de 359 MWp, gerando 820 GWh/ano, o que evitará 61.500 toneladas de emissões de CO2 por ano. A Atlas financiou esse projeto com um empréstimo de US$ 150 milhões que obteve do BID Invest em 2021.
De acordo com o diretor-geral da Atlas Renewable Energy no Brasil, Luís Pita, ao optar por PPAs, empresas como a Unipar e a Anglo American demonstram um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade. Ele acrescenta que, além do fator ambiental, o investimento em energias renováveis traz competitividade comercial ao negócio e tem impacto positivo nas marcas.
A usina solar Lar do Sol atende à Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. A empresa se comprometeu a abastecer 80% de suas operações no Brasil por meio de projetos de autoprodução de energia renovável até 2024.
A Lar do Sol opera com base em um PPA de 19 anos assinado entre a Atlas e a Unipar em 2021. Com 239 MWp de capacidade instalada e geração de 540 GWh/ano, a usina fornece energia para a fábrica da Unipar de Cubatão, interior de São Paulo, que produz cloro utilizado no tratamento da água que abastece mais de 60 milhões de pessoas. O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) concedeu um empréstimo de R$ 407 milhões para financiar o projeto.
Vista Alegre
Em abril deste ano, a Atlas Renewable Energy fechou acordo com a Albras, maior produtora de alumínio primário do Brasil. Com um contrato em dólares americanos, a Atlas irá fornecer energia sustentável para a Albras por 21 anos, o maior PPA já assinado na América Latina, conforme informações da empresa.
A energia renovável que atenderá o novo PPA com a Albras virá do Projeto Fotovoltaico Vista Alegre, com início de operação previsto para 2025. Localizado Janaúba, no Norte de Minas, o projeto 902 MWp (o equivalente a 768 MWac de capacidade instalada), irá gerar aproximadamente 2 terawatt-hora (TWh)/ano.
A energia que pode ser gerada pelo parque equivale a tirar mais de 61.800 carros das ruas, além de compensar cerca de 154.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.
Com este contrato, a parceria entre a Atlas e a Albras possibilitará a geração de energia renovável que poderia abastecer uma cidade com aproximadamente 3 milhões de habitantes, como Brasília.
Ouça a rádio de Minas