Auren e Minasligas firmam acordo para autoprodução de energia solar no Norte de Minas

A Auren Energia, com parque fotovoltaico em Jaíba, no Norte de Minas Gerais, concretizou um acordo de sociedade com a Minasligas para autoprodução de energia solar. O contrato com a empresa, especializada na produção de ferroligas e silício metálico, prevê o fornecimento de aproximadamente 22% da geração total da planta Sol de Jaíba até 2040.
Com investimentos de R$ 2,1 bilhões, a unidade, inaugurada no ano passado, conta com capacidade instalada de 629 megawatts (MWac) – equivalente ao consumo de mais de 1 milhão de habitantes. A partir do contrato, foi estabelecido que o fornecimento será de 22 megawatts (MW) médios para este ano e, a partir de 2026, o volume ampliará para 33 MW.
A aliança prevê o fornecimento de energia para a unidade fabril da Minasligas, na cidade de Pirapora, que fica a aproximadamente 380 quilômetros do parque solar. Com a aliança, Minas Gerais expande a participação nos projetos da empresa fotovoltaica, consolidando-se como o segundo maior mercado consumidor da Auren, atrás apenas de São Paulo.
De acordo com o diretor de Comercialização da Auren, Eduardo Diniz, a parceria vai ao encontro do objetivo da empresa, que busca por negócios de longo prazo e que estejam preocupados com produções cada vez mais sustentáveis. “Os clientes que nos procuram contam com uma série de benefícios, como maior eficiência energética, previsibilidade de custos, simplificação na gestão da energia, além da garantia de fornecimento”, destaca.
Além disso, segundo ele, o acordo de autoprodução viabiliza uma série de benefícios de encargos setoriais, reduzindo o custo energético final para a companhia. “Nesse modelo, empresas se beneficiam com reduções entre 25 a 35% no custo total de energia elétrica, incluindo encargos e tributos”, explica.
Com a negociação, a fornecedora de energia amplia a atuação no mercado mineiro, onde agora possui 15% disponível para ser comercializado. O potencial de Minas Gerais, segundo Diniz, surpreende e a região Norte se desponta com uma das melhores localizações geográficas do mundo para geração de energia solar.
A logística regional também se destaca, com o aeroporto robusto em Montes Claros, além da malha viária, que locomoveu com sucesso os mais de 1 milhão de painéis solares do Sol de Jaíba. “É um local com uma incidência solar muito positiva, períodos de chuva bem característicos e uma logística de transporte adequada aos nossos investimentos”, pontua.
Parceria viabiliza selo sustentável e amplia competitividade
Como forma de comprovar a origem sustentável da fonte, a parceria viabiliza o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) para a Minasligas. Clientes que contam com o selo são capazes de neutralizar emissões de escopos 2 e 3. “A indústria que compra o produto está preocupada também com a governança da cadeia de fornecedores. Se a empresa consegue comprovar que produz a partir de energia limpa, o produto passa a ser mais valorizado pelos benefícios ambientais”, destaca o diretor.
Para a Minasligas, a sociedade com a Auren reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Atualmente, 90% da energia utilizada é proveniente de fontes renováveis, como hidráulica, eólica e solar, firmando-se como um pilar central na estratégia da merca.
“Buscamos constantemente oportunidades de investimento, inovações e modelos de contratação de energia para gerar valor ao negócio. Isso reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e nosso papel essencial na busca de soluções para longevidade da nossa empresa”, conclui o diretor-presidente da Minasligas, Henrique Simões Zica.
Ouça a rádio de Minas