Economia

Avon concentra ações de enfrentamento à pandemia em Central de Apoio Social para revendedoras

Avon concentra ações de enfrentamento à pandemia em Central de Apoio Social para revendedoras
Representantes da Avon - Crédito: Karine Basílio

A Avon, marca de cosméticos que está presente em mais de 100 países no mundo, iniciou suas atividades no Brasil em 1958. Dos folhetos às mãos dos clientes, esse jeito de vender produtos de beleza da marca ganhou força ainda em 1889, quando Persis F. Eames iniciou as vendas enquanto revendedora autônoma da empresa.

Ao longo dos anos, a Avon baseia suas atividades no empoderamento de mulheres e em levá-las, cada vez mais, à independência financeira, conforme divulgado pela empresa. Além disso, busca agregar mais valor à vida das revendedoras, como é o caso das diversas ações voltadas à prevenção ao câncer de mama e à conscientização sobre a violência doméstica. 

Frente à pandemia da Covid-19, a Avon, por meio do Instituto Avon, investiu, em maio de 2020, cerca de R$ 1,7 milhão para atender revendedoras que, eventualmente, sofreram ou estão sofrendo com acometimentos de saúde ou problemas sociais e psicológicos

Entre as iniciativas, destacam-se as assistências de saúde e psicológica, com enfermeiros, médicos, assistentes sociais e psicólogos que atendem as revendedoras em uma central de atendimento disponibilizada 24 horas por dia, além de suportes e apoios em casos de violência doméstica, por exemplo

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Central de Apoio Social da Avon

Mais recentemente, na última semana, a Avon divulgou que está expandindo os atendimentos do Fundo Emergencial para a plataforma que denominou como Central de Apoio Social. Apesar de não divulgar os investimentos para a nova plataforma e não estratificar o número de representantes e empresárias mineiras, a empresa afirmou que a iniciativa “está integrada à estratégia de Natura & Co”, que é o grupo formado pelas empresas Natura, The Body Shop, Aesop, do qual a Avon faz parte desde 2020.  

Conforme dados divulgados pela empresa, cerca de 5,7 mil revendedoras foram atendidas pela iniciativa do Fundo Emergencial nas assistências oferecidas, seja pelo WhatsApp ou seja pelo telefone. Segundo a diretora de marketing de relacionamento da Avon, Ana Carolina Albuquerque, esse cuidado com as representantes se tornou ainda mais essencial diante da “crise humanitária” que perdurou. 

Com a Central, conforme divulgado pela Avon, os serviços oferecidos 24 horas por dia incluem Auxílio Câncer, Auxílio Funerário e ferramentas de suporte e orientação para mulheres em situação de violência – como o canal de atendimento Ângela, assistente virtual via WhatsApp – viabilizados pelo Instituto Avon.

Além disso, a plataforma também disponibiliza serviços de assistência social, telemedicina para casos de suspeita ou confirmação da Covid-19, e Auxílio Alimentação — para casos de vulnerabilidade social e assistência psicológica. Antes, o atendimento psicológico era feito em quatro sessões e agora foi ampliado para seis sessões. 

Para manter os negócios

Ainda de acordo com a empresa, o grupo Natura & Co trabalhou durante a pandemia, junto às revendedoras, a digitalização. Com a criação de lojas virtuais, com o catálogo de produtos on-line, o objetivo era manter, de forma segura, a fonte de renda das pessoas que dependem da venda de cosméticos

De acordo com a Avon, as ferramentas digitais lançadas foram: o social selling – um modelo de vendas diretas por meio de canais on-line, incluindo compartilhamento da Revista Digital via redes sociais e outros serviços on-line -; a plataforma Avon Conecta, para criação de lojas virtuais; o aplicativo Minha Avon, que auxilia representantes no gerenciamento de seus negócios; e o Avon Desenvolve, plataforma com mais de 600 treinamentos virtuais com foco em empreendedorismo, técnicas de vendas, marketing digital e produtos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas