Economia

Bahamas planeja abrir dez lojas neste ano

Bahamas planeja abrir dez lojas neste ano
Crédito: Divulgação

O Grupo Bahamas pretende investir os R$ 120 milhões anunciados para expansão em 2021 em lojas nas mesmas regiões onde já atua: Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Estão previstas a abertura de dez novas unidades neste ano. A informação é do fundador e CEO da rede, Jovino Campos Reis. Ele explica que Belo Horizonte e região metropolitana ainda não estão nos planos do grupo.

“Ainda há muito espaço para crescer nas regiões onde já atuamos. Por isso, o plano é expandir e nos consolidar nessas regiões, para posteriormente pensar em outras áreas. A demanda no interior ainda é grande, principalmente no Triângulo Mineiro. Em Belo Horizonte e região, seríamos uma rede de supermercado a mais, considerando o cenário de hoje. Então ainda não é interessante ir para a Grande BH”, avaliou Reis.

O Grupo Bahamas conta hoje com 65 lojas e cerca de 9.000 colaboradores. Inaugurou recentemente um centro de distribuição em Uberlândia, o que favorecerá a expansão da rede de supermercados no Triângulo Mineiro. No ano de 2020, mesmo em um cenário de pandemia, as vendas do grupo superaram a expectativa, crescendo 20%. Foram inauguradas sete lojas. O investimento em expansão previsto para o ano passado era de R$ 100 milhões, dos quais foram investidos R$ 80 milhões.

“As dificuldades impostas pela pandemia frearam um pouco nossa expansão no ano passado, mas, mesmo assim, crescemos”. Para este ano, Reis espera manter o crescimento nas vendas, com a inauguração de dez novas unidades.

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Pandemia

O CEO avaliou que a pandemia, embora tenha afetado os custos, não foi empecilho para expansão nas vendas, uma vez que a atividade é considerada essencial.

“Nós nos adaptamos, orientamos nossos colaboradores, adotamos protocolos mais rígidos de segurança do que os exigidos pelas autoridades sanitárias. Em algumas cidades, inclusive, chegamos a ficar fechados em alguns dias para higienizar todos os produtos e garantir segurança aos funcionários e clientes. Essas paradas pontuais geraram prejuízos, mas que foram contornados pelo crescimento nas vendas”, relatou.

A rede chegou a apostar nas vendas pelo e-commerce nesta pandemia, mas a procura foi pouca. “Nós chegamos a estruturar o e-commerce, mas observamos que, no interior, essa forma de compra ainda não é muito procurada pelo consumidor.”

Reis observa ainda que em alguns do nove municípios onde a rede atua, os horários de funcionamento de supermercado são mais restritos e há cidades, inclusive, como é o caso de Além Paraíba, na Zona da Mata, onde o comércio de porta aberta está proibido.

“A gente vai se adaptando. Acho que essa rigidez de algumas cidades é, inclusive, mais perigosa para o consumidor, uma vez que ele acaba tendo que se deslocar para municípios vizinhos para comprar produtos essenciais, podendo correr mais risco de contaminação nesse deslocamento”, pontuou.

Para o CEO do Grupo Bahamas, a única forma de combater a pandemia é a vacina. Ele contou que faz parte de um grupo de empresários mobilizados para comprar imunizantes.

“Entendemos que a saída é a vacinação em massa. Mas nossos governantes estão muito atrasados no processo de imunização. Então, estamos nos articulando junto às autoridades uma forma para que consigamos comprar vacinas e imunizar nossos colaboradores. A ideia, inclusive, é comprar o dobro de vacinas que precisaríamos e fazer doação de metade da compra. Há um grupo de empresários bastante empenhados nesse propósito, que já iniciou tratativas junto ao poder público e aos fornecedores”, adiantou.

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