Banco Bmg registra lucro líquido recorrente de R$ 115 milhões no primeiro trimestre

No primeiro trimestre de 2025, o Banco de Minas Gerais (Bmg) fechou o intervalo registrando um lucro líquido recorrente de R$ 115 milhões, que é superior em 21,7% aos R$ 94 milhões registrados em igual período do ano anterior. A consistência do resultado reflete o crescimento da margem financeira, que é fruto do foco estratégico do banco em seus negócios core e da disciplina de gestão de custos, apesar do cenário desafiador de pressão de taxa de juros para o mercado de crédito.
De acordo com o CEO do Banco Bmg, Felix Cardamone, a instituição financeira tem evoluído de um banco transacional para relacional, fortalecendo a proximidade com os clientes que cada vez mais concentram operações financeiras dentro do banco. “A sinergia com áreas de atuação complementares, como a frente de seguros, também materializa essa nossa capacidade de entender e atender as necessidades do público 50+ de baixa renda”, reforça.
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) passou de 9,9% a.a., no primeiro trimestre de 2024, para 12,1% a.a. nos três primeiros meses de 2025 – avanço de 2,2 pontos percentuais. A margem financeira, após o custo de crédito, subiu 8,4%, chegando a R$ 774 milhões, enquanto as despesas de pessoal, administrativas e operacionais aumentaram apenas 2,2%, com um Índice de Eficiência de 47,9% no primeiro trimestre do ano, melhora de 5,8 p.p em comparação aos primeiros três meses de 2024. O número representa um dos melhores patamares dos últimos dois anos e demonstra a evolução da eficiência tecnológica e operacional do banco.
Por sua vez, a carteira de crédito atingiu R$ 26,8 bilhões, alta de 7,8% na comparação anual. O índice de inadimplência acima de 90 dias encerrou o trimestre em 4,1%, apresentando redução de 0,6 p.p. ante igual período de 2024. Já o índice de cobertura do período ficou em 202,2%, refletindo um alto nível de conservadorismo.
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Segmento de seguros ganha relevância
Como parte do foco estratégico do Bmg em fortalecer sua frente de atuação em seguros, o banco anunciou, em abril, a compra da participação remanescente de 40% da Bmg Seguradora, de forma que, após a conclusão, passará a deter 100% do seu capital social.
Com isso, este segmento segue ganhando relevância na estratégia do banco. Os prêmios comercializados pela Bmg Corretora somaram R$ 297 milhões no primeiro trimestre e os prêmios emitidos pela Bmg Seguradora totalizaram R$ 118 milhões, altas de 41,2% e 66,5%, respectivamente, na mesma base de comparação. Ao todo, são 9,8 milhões apólices ativas.
O banco destaca seis prioridades estratégicas para 2025. Saiba quais são:
- aumentar o mercado endereçável,
- ampliar a oferta de produtos,
- alavancar canais,
- aumentar ainda mais a eficiência,
- avançar na digitalização de clientes e processos,
- integrar a visão de clientes – frentes que há confiança da gestão para a geração sustentável de resultados, com rentabilidade, qualidade de ativos e de capital.
Entre as iniciativas, a instituição lançou o “shopping de crédito”, um autosserviço que permite também a não correntistas contratar empréstimos sem burocracia ou necessidade de abertura de conta. De fácil acesso, a novidade traz a experiência do físico para o on-line e foca na experiência intuitiva do usuário, que consegue ver, em uma única tela, todas as ofertas personalizadas disponíveis para seu perfil.
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