Economia

Banco Inter já alcança marca de 14 milhões de clientes

Banco Inter já alcança marca de 14 milhões de clientes
O Banco Inter manteve no 3º trimestre sua provisão para perdas com inadimplência em 2,5% da carteira de crédito ampliada | Crédito: Divulgação/Banco Inter

O Banco Inter divulgou ontem a prévia operacional da instituição, que alcançou a marca de 14 milhões de clientes de janeiro a setembro deste ano, o que equivale a um crescimento de 16%.

A CFO do Banco Inter, Helena Caldeira, avalia que o que vem impulsionando o número expressivo de clientes na instituição está ligado à inovação e investimentos em tecnologia e funcionários.

“Ter um DNA de inovação forte. Começamos nossa jornada revolucionando o mercado bancário tradicional e, depois, abrimos o caminho para novas verticais dentro do nosso aplicativo. Ampliamos a oferta de produtos e serviços para o dia a dia das pessoas. Oferecemos soluções que vão desde a transferência de valores gratuita pelo celular, passando por investimentos na bolsa de valores, até a compra de passagens áreas ou um tênis para a caminhada. Ou seja, trabalhamos para oferecer uma jornada completa, em um único aplicativo, 100% focada na experiência do nosso cliente”.

A estratégia do banco, também está aliada ao perfil dos novos clientes. Em uma faixa etária variada, a instituição amplia as ofertas de serviço para atender a demanda de cada consumidor.

“Nosso cliente tem faixas etárias diferentes, mas eles têm em comum o fato de demandar cada vez mais praticidade e conveniência no dia a dia, com uma jornada completa de compras em um mesmo ecossistema e com benefícios que façam a diferença no fim do dia. Temos observado uma busca constante por simplicidade, menos burocracias e linguagem acessível. Desde o início da nossa jornada, nos destacamos nesses quesitos e permanecemos com essa essência com todas as demais verticais que acrescentamos em nossa plataforma”, explica Helena Caldeira.

Conforme dados da instituição, neste ano, o banco captou 438 mil novos clientes no terceiro trimestre de 2021, chegando a 2,4 milhões de clientes ativos (LTM), sendo que 70% foram clientes recorrentes no mesmo período de 2021, ou seja, utilizaram a plataforma para outras compras nos trimestres anteriores.

O banco pretende ampliar o perfil de clientes para Pessoa Jurídica. Segundo a CFO do Banco Inter, atualmente, a rede possui 1 milhão de clientes Pessoa Jurídica (PJ) e conta com soluções para microempreendedores individuais (MEI) e empresas com mais de um sócio (Ltda e SA) com objetivo de crescer a marca no próximo ano.

Para aqueles que nunca tiveram uma conta em banco, Helena Caldeira salienta que também é um público de interesse da instituição.

“O Inter surgiu para revolucionar o sistema bancário com uma conta 100% gratuita e digital. Mas hoje, ao se posicionar como Super App, com um ecossistema completo, se comunica com diversos perfis de clientes”, reforça.

Ainda segundo a prévia operacional, o marketplace teve R$ 946 milhões em transações, crescimento de 151% sobre um ano antes. Em 12 meses até setembro, as vendas brutas totais somaram R$ 3 bilhões.

Helena Caldeira explica ainda que a alta da Selic não reduziu a demanda por crédito na instituição. “Não percebemos redução de demanda por crédito em razão do ciclo de altas da Selic, que teve início em março. Nossas prévias operacionais do terceiro trimestre de 2021 divulgadas nesta segunda-feira (ontem) mostram que a originação de crédito do Inter atingiu R$ 5,5 bilhões no período, crescimento de 15% em relação ao segundo trimestre deste ano”.

A CFO do Banco Inter reforça que está mais fácil captar recursos para crédito no banco. “O ciclo de alta da Selic contribui para uma maior atratividade dos ativos indexados ao CDI, que por sua vez se comporta de forma semelhante à Selic”, completa Helena Caldeira.

De acordo com dados do Banco Inter, foram alcançados cerca de 1,8 milhão de investidores no terceiro trimestre de 2021, crescimento de 6%, chegando a representar cerca de 13% da base de total de clientes da instituição.

Inadimplência

Além disso, o Banco Inter anunciou que manteve no terceiro trimestre sua provisão para perdas com inadimplência em 2,5% da carteira de crédito ampliada.

Os números são parte de dados operacionais prévios do período, cuja divulgação foi antecipada pelo Inter, após o banco ter sido alvo de especulações de que faria uma provisão extra para perdas com inadimplência.

A companhia informou ainda que seu índice de inadimplência acima de 90 dias, medido pelo saldo em atraso em relação à carteira total, ficou em 2,9% no trimestre, queda de 0,6 ponto percentual sobre um ano antes.

De julho a setembro, a originação de crédito do Banco Inter foi de R$ 5,5 bilhões, aumento de 121% ano a ano.

Com informações da Reuters

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