Barbacena terá mercado central com 50 lojas

Barbacena, no Campo das Vertentes, vai ganhar nos próximos meses, um mercado central. Inspirado nos tradicionais mercados municipais espalhadas pelo País, especialmente no da capital mineira, o empreendimento será inaugurado em abril e contará com 50 lojas. Um cadastro para investidores e lojistas interessados em alugar um espaço no local será aberto nas próximas semanas.
A informação é do sócio-proprietário do Mercado Central de Barbacena, Thales Mileto Diniz Neto. Segundo ele, as obras de adequação do galpão de 2 mil metros quadrados na avenida Olegário Maciel, na região central da cidade, tiveram início há cerca de um mês e mais de 60% das lojas já possuem interessados.
“Há algum tempo vinha estudando um empreendimento do tipo. E eu não faria em outro lugar que não neste galpão, pois a estrutura é adequada e a localização privilegiada. A intenção inicial era que estivéssemos inaugurando neste mês, mas as novas medidas de restrição do funcionamento do comércio atrapalharam os planos. Ainda assim, estou otimista e acredito que abril será um bom mês, pois já teremos novo controle sobre a pandemia, pelo menos na região, onde os casos não estão tão elevados”, afirmou o empresário.
Conforme ele, o empreendimento vai contar com uma estrutura completa, incluindo área de convivência com bares, restaurantes e quiosques, e alimentação em geral, com açougue, peixaria e hortifrutigranjeiros da região. Há algum tempo, o empreendedor vem conversando com feirantes e pequenos produtores locais sobre o projeto, como uma forma de os mesmos não ficarem restritos às feiras livres de finais de semana para exporem e comercializarem seus produtos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Diferenciais – Outros dois diferenciais de mercado serão uma “cozinha-escola” e uma clínica de nutrição. “Para a área de convivência já temos nomes renomados da cidade confirmados, como Tulha do Chefe, Espetos, Pizzaria Real, Jiló com Pimenta e Resenha. E para a “cozinha-escola”, estamos tentando uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio), para aproveitarmos a expertise do Hotel Escola Senac Grogotó (fechado no ano passado)”, explicou.
Quanto à clínica de nutrição, Diniz Neto disse que será comandada por sua sócia no empreendimento, a nutricionista Aline Pinto Coelho Carvalho. Haverá ainda espaço para feiras gastronômicas e shows, estacionamento coberto para 20 veículos e a previsão é que sejam criados 250 empregos diretos. Já o funcionamento está previsto para todos os dias da semana, com horários estendidos de quarta-feira a sábado.
O mercado contará com variados tamanhos de lojas, de áreas de 25 metros quadrados a 6 metros quadrados. Essas últimas totalizam seis unidades e serão disponibilizadas no formato aluguel social, ao preço de R$ 490 por mês. De acordo com o idealizador do projeto, esta é uma forma, inclusive, de ajudar os empresários da cidade diante da crise imposta pela pandemia da Covid-19.
“O custo de uma loja no mercado já é bem menor do que mantê-la em um espaço na rua, montado do zero. Dependendo do segmento, o lojista vai precisar apenas investir nos produtos a serem comercializados, freezer e prateleiras. O aluguel social é mais uma forma de ajudar os comerciantes da cidade a se reerguerem neste momento difícil”, ressaltou.
Por fim, o sócio-proprietário do Mercado Central de Barbacena, disse que já se reuniu com o prefeito Carlos Du (MDB) e que o mesmo se colocou à disposição para auxiliar no desenvolvimento do projeto e que pretende pleitear a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), que nesses tipos de empreendimentos são rateados entre os condôminos.
Ouça a rádio de Minas