Economia

Barbearia por assinatura: serviço ganha força em Belo Horizonte

Modelo de negócio é uma das estratégias usadas para gerar receita recorrente, reduzir custos operacionais e estreitar o relacionamento com os clientes
Barbearia por assinatura: serviço ganha força em Belo Horizonte
Crédito: Pixabay

Sinônimo de tradição desde a Grécia Antiga, as barbearias vêm se remodelando ao longo dos anos para acompanhar as inovações e as mudanças de hábito do consumidor. Agora, esses espaços em Belo Horizonte estão adotando um novo modelo de negócio que promete se aproximar ainda mais do cliente: a barbearia por assinatura.

O serviço é uma das estratégias que os empreendedores têm usado para gerar receita recorrente, reduzir custos operacionais e estreitar o relacionamento com os clientes. Entre os principais diferenciais está a possibilidade de desfrutar dos principais serviços oferecidos de forma ilimitada durante o mês mediante pagamento de uma assinatura mensal ou anual disposta em formato de pacotes conforme as necessidades do público.

Segundo a Gerente da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae Minas, Márcia Valéria Machado, ao adotarem o novo modelo, os empreendedores estão lançando mão da criatividade para atrair mais clientes e gerar engajamento com marca. “As barbearias deixaram de ser um local simples, dedicado apenas a fazer barba e cabelo, para ser um local descontraído, onde pessoas se encontram para cuidar da saúde e do bem-estar”, destaca.

Em Belo Horizonte, barbearias em diversas regiões da cidade estão adotando o modelo de negócio e já percebem resultados logo nos primeiros meses. Confira!

“Barbearia Ricoy” expande equipe e estrutura após serviço de assinatura

Maior de Minas: Barbearia Ricoy pretende alcançar 1000 assinantes no primeiro trimestre deste ano. | Crédito: Divulgação/Barbearia Ricoy

“Em um ano, abrimos duas novas unidades, dobramos nosso faturamento e a quantidade de pessoas na nossa equipe”.

Thiago Ricoy, idealizador da Barbearia Ricoy

Fundada em 2019 por Thiago Ricoy, a Barbearia Ricoy vem surfando na tendência de negócios por assinatura ao observar maior demanda do público masculino pelo segmento de beleza. A partir de uma pesquisa, segundo Ricoy, a barbearia identificou que os atuais clientes gostariam de cortar cabelo com maior frequência, entretanto, o alto valor mensal era uma barreira.

Para solucionar a questão, o proprietário realizou um curso sobre pagamento recorrente, que o ajudou na definição do pricing (estratégia de precificação), que hoje está em um valor mensal de R$ 89,99 para corte ou barba ilimitados. Além do preço, Ricoy destaca que outro ponto importante ao definir o novo modelo de negócios é o investimento em um bom sistema que gerencie com eficiência todos os cadastros. “Hoje temos vários no mercado. É necessário analisar o que mais faz sentido para cada negócio”, acrescenta.

O modelo, chamado de “Ricoy Club“, logo de início foi sucesso com o público jovem, que segundo Ricoy, se mostrou mais aberto à novidade pois estão acostumados com serviços de assinatura e a cadastrar cartão em plataformas digitais. Em relação aos clientes mais maduros, após um receio inicial com cadastro de cartão, também se adaptaram à assinatura e hoje é bem aceito por todas as idades.

Crédito: Divulgação/Barbearia Ricoy

Com a consolidação do serviço, a barbearia por assinatura registrou um grande crescimento, e em um ano, abriu duas novas unidades, atuando hoje nos bairros Planalto, Itapoã e Vila Cloris.

Atualmente, a barbearia celebra os bons resultados: o negócio, além de dobrar o faturamento e a equipe, se tornou a maior por assinatura de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, com mais de 800 assinantes com expectativa de alcançar 1.000 membros no primeiro trimestre deste ano.

“Barbearia Torres” implementa assinatura em duas unidades na Capital

Barbearia Torres promete serviços exclusivos e uma experiência incomparável. | Crédito: Reprodução/Redes Sociais

“O ‘Clube Torres’ está pronto para elevar os cuidados pessoais dos homens a um novo patamar!”

Barbearia Torres – Redes sociais

Fundada em 1992, a Barbearia Torres aposta em um ambiente descontraído e na qualidade dos serviços para conquistar a preferência dos clientes. Atualmente, o negócio fundado por Mr. Torres conta com quatro unidades em Belo Horizonte e uma em Nova Lima, na região metropolitana.

Para atender às necessidades dos clientes e seguir atualizada, a barbearia lançou no mês de setembro do ano passado o “Clube Torres“, um serviço de barbearia por assinatura com três opções de planos mensais, que variam de R$ 119 a R$ 199. As opções contemplam cortes de cabelo e barba ilimitados, clube de vantagens com descontos em mais de 30 mil lojas e 10% de desconto em procedimentos químicos no local.

Atualmente, o clube de assinatura da Barbearia Torres está disponível nas unidades Caiçara e Alberto Cintra em Belo Horizonte.

“Nordus Barbearia” triplicou receita logo nos primeiros meses

Faixa etária de maior aderência à barbearia por assinatura está entre 18 e 40 anos. Crédito: Divulgação/Nordus Barbearia

“As assinaturas hoje representam 60% do nosso faturamento mensal e são em torno de 40% da nossa base de clientes.”

Salatiel (Tiel) Santos, sócio-proprietário da Nordus Barbearia

Com o objetivo de oferecer um serviço de corte de cabelo aliado a uma conexão genuína com seus clientes, a Nordus Barberia vem se destacando no modelo de assinaturas. A ideia, segundo o sócio-proprietário, Salatiel (Tiel) Santos, surgiu a partir de uma dica de um amigo que atua na área de tecnologia voltada para finanças.

Segundo Tiel Santos, o negócio implementou um sistema para automatizar as cobranças e, em poucos meses, os resultados foram melhores do que tinham projetado. “A aceitação foi muito boa e nosso faturamento triplicou logo nos primeiros meses. Aumentamos a equipe de barbeiros e contratamos uma recepcionista só pra controlar as agendas e gerir os pagamentos”, pontua.

Hoje, o programa, chamado de Clube Nordus, possui planos que variam entre R$ 99,90 e R$169,90. O serviço conta com cerca de 130 assinaturas mensais, que representam 60% do faturamento mensal da empresa e 40% da base de clientes.

Em relação ao público que aderiu ao Clube Nordus, a faixa etária de maior aderência está entre 18 até 40 anos. Tiel Santos ressalta que o perfil é composto por pessoas de diversas profissões que frequentam a barbearia por assinatura, localizada no bairro Fernão Dias, região Nordeste de Belo Horizonte.

Negócios por assinatura tendem a evoluir mais rápido que outros

Não são apenas barbearias que estão desfrutando dos benefícios do modelo de negócio por assinatura. De acordo com um estudo realizado pela empresa americana Zuora, o crescimento das vendas nesse formato nos últimos cinco anos foi até nove vezes mais rápido do que os de outras empresas, o que impulsionou negócios de diferentes setores a adotarem a estratégia e se remodelarem.

A Gerente da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae Minas, Márcia Valéria Machado, acrescenta que em relação ao modelo tradicional, a maior vantagem dos serviços de assinatura é a geração de uma receita constante para as empresas, garantindo sustentabilidade financeira e estabilidade. “Este modelo sofre menos com variação de receita em seu fluxo de caixa. As renovações automáticas e a oferta de produtos e serviços de maneira contínua fazem com que seja possível ter uma previsão muito melhor da receita a ser gerada. Com isso, é possível programar com maior eficácia custos, gastos e investimentos”, acrescenta.

Entre os estados brasileiros, Minas Gerais se desponta com grandes oportunidades no segmento. Com cerca de 102.268 negócios na área da beleza, o ambiente, segundo a especialista, está favorável para investimentos em inovação e novas formas de empreender e atender os clientes. ” O leque de oportunidades, não só para a Capital como para o interior, é infinito”, acrescenta.

Segundo ela, além do segmento de beleza, diversos setores no Estado têm potencial para a adoção ao modelo de assinaturas, como livrarias, salões de beleza, clínicas de estética, oficinas mecânicas, padarias, confeitarias, petshops, vinícolas, cafés especiais, cachaçarias, sacolões, cosméticos/maquiagens, lingerie, brinquedo e ração para pet, fraldas, sexshop, produtos de higiene pessoal, chocolates, cervejas artesanais, dentre outros.

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