Economia

Bares e restaurantes projetam vendas 10% maiores neste ano

Empresários do setor se preparam para atender à demanda da data
Bares e restaurantes projetam vendas 10% maiores neste ano
Imunização de boa parcela da população traz otimismo a segmento para aumento do fluxo | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

A comemoração por conta do Dia dos Pais, neste fim de semana, deve gerar um incremento de 10% nas vendas dos bares e restaurantes em Belo Horizonte e região metropolitana.  A projeção é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), numa comparação com a referida data em 2019, na fase pré-pandemia.

Um dos fatores identificados pela entidade para o otimismo quanto à data está inicialmente ligado à importância do ciclo vacinal. Porém, segundo a associação, outros pontos são levados em consideração, conforme explica o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel. 

“Hoje estamos funcionando com um faturamento similar em comparação ao mesmo período antes da pandemia. Porém, não temos a mesma lucratividade de antes. Mesmo com a inflação dos últimos anos, os restaurantes não repassaram os valores ao consumidor”, conta. 

Matheus Daniel ressalta também que, durante a pandemia, os estabelecimentos tiveram como maior desafio a questão de lidar com as contas. Ele detalha que como reflexo desse movimento há ainda muitos restaurantes que estão trabalhando com prejuízo, tentando equilibrar as finanças. “O faturamento dos bares foi bem prejudicado por conta da pandemia. Quando falamos de 2019 com uma projeção de 10%, estamos falando de uma reposição praticamente por conta da inflação. Para este ano, estamos vendo que não teremos um aumento muito grande de demanda, mas o faturamento será maior”. 

De acordo com as pesquisas realizadas pela Abrasel ao longo da pandemia, o setor identificou que quanto menos restrição houvesse, maior seria a chance de uma recuperação. “Fato é que a diminuição das restrições fez gerar mais empregos ao setor, por exemplo”, aponta o presidente da entidade.

A expectativa para o Dia dos Pais, segundo Matheus Daniel, é de otimismo. Otimismo este que também se estende em relação ao segundo semestre deste ano. “Temos a expectativa de gerar mais empregos no setor. Vemos que as pessoas estão cada vez mais dispostas a sair de suas casas para o consumo fora do lar. Este movimento tem sido mais comum no dia a dia das famílias. Afinal, a gente não vende comida. A gente vende momento”.

Setor caminha, mas enfrenta inflação 

Matheus Daniel destaca que os empresários do setor precisam, diariamente, enfrentar a subida generalizada nos preços. “O frango, por exemplo, que a gente pagava no início da pandemia R$ 7 o quilo, hoje ele custa R$ 17. Vemos que, nos últimos 12 meses, o IPCA de alimentação fora do lar foi subindo para 6,5% e de alimentos e bebidas foi para 16%. Ou seja, o supermercado não passou o preço e os restaurantes seguraram esse aumento”, conta. 

O presidente da Abrasel-MG ainda avalia: “Notamos que vários produtos foram aumentando, e os empresários não repassando o preço, acabou tirando a lucratividade. Estamos com um endividamento muito alto, em torno de 13% a 14% do faturamento. Esse volume foi contraído por dívidas bancárias devido à pandemia”.

Comerciantes apostam na data

Nascido em plena pandemia, o Gastrô Hub, localizado no Serra, na região Centro-Sul da Capital, apostou numa boa estratégia. O estabelecimento se tornou o único espaço da cidade com quatro tipos de culinária dentro de um mesmo ambiente. Para o Dia dos Pais, a projeção do estabelecimento é de obter um aumento superior a 30% em faturamento. 

“No menu, seja para encontros familiares ou executivos, nós já estamos com uma média de 10 pratos entre a gastronomia japonesa, italiana, brasileira e chinesa. Além de 100 opções somente de cozinha chinesa. Esperamos que o Dia dos Pais possa fazer crescer a rentabilidade e que traga mais pessoas”, espera o sócio e chef de cozinha, Anderson Miranda. 

No boêmio bairro de Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, o badalado Bar do Museu Clube da Esquina tem recebido reservas desde o início do mês. No local, as comemorações ao Dia dos Pais se estenderão por todo o fim de semana, projetando um maior crescimento em vendas. “Estamos com a expectativa de aumento total de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. O Dia dos Pais é uma data em que muitas famílias decidem sair para celebrarem juntos”, enfatiza a gestora de Marketing e Vendas, Virgínia Câmara. 

Já no Restaurante Barólio, situado na Vila da Serra, em Nova Lima, na Grande BH, o sócio da casa Matheus Porto Hermeto projeta crescer 40% com a data. A expectativa do empresário é comparada ao faturamento de um domingo normal de funcionamento. “Nesses tempos atuais, a dificuldade principal está sendo a inflação com a elevação dos preços. Tudo tem subido muito, principalmente os laticínios. Para isso, estamos fazendo uma pesquisa de mercado bem feita para tentar contornar isso e não repassar ao cliente. Porém, seguimos com boas expectativas para o Dia dos Pais”. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas