Barragem abandonada na RMBH pode causar tragédia ambiental

19 de maio de 2021 às 0h30

img
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Embora as famílias que viviam nos arredores da barragem B1-A, localizada na comunidade do Quéias, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tenham sido removidas em 2019 e estejam sendo mantidas pela Emicon Mineração e Terraplanagem, a estrutura segue abandonada há mais de dez anos e ainda corre risco de romper e causar grandes estragos econômicos e ambientais na região.

Com estudos incompletos e sem laudos atuais, não é possível saber o real estado da estrutura e quais riscos, de fato, representa. Porém, uma fonte ligada ao assunto revelou que a empresa continua inadimplente junto a seus deveres e obrigações legais, como efetuar os relatórios quinzenais e semestrais de segurança da barragem. “Pelo que se sabe, a empresa não possui um responsável técnico ou quaisquer estruturas mínimas para garantir a estabilidade não apenas da B1-A, mas também das outras três estruturas de barragem da antiga mina do Ipê”, disse.

Relatório técnico recente da Agência Nacional de Mineração (ANM) mostra, por exemplo, que apesar de a empresa possuir três estruturas em estado de emergência, classificadas em nível 1 e categoria de risco alta, não enviou sequer as Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) referentes a março de 2021. Aliás, não envia os documentos desde o fim de 2019.

A reportagem teve acesso a um ofício enviado pela agência à mineradora em dezembro de 2020, com a cobrança dos prazos para uma série de exigências que já haviam sido notificadas. Apenas referente à barragem B1-A constavam: reparar de imediato os poços e furos de investigações e as erosões; fazer manutenção da instrumentação instalada; realizar limpeza periódica do canal de aproximação e da calha do sistema extravasor; correção estrutural da calha do sistema extravasor; levantamento do sequenciamento construtivo e materiais utilizados no contato entre o maciço e o sistema extravasor, no trecho do emboque em que foi realizada a substituição da tubulação e avaliar se é adequado. Em não sendo, fazer as devidas correções, entre outras ações.

A empresa só retornou à ANM no último dia 11 e apresentou um plano de ação, visando atender às determinações, segundo ela, “com especial ênfase para as ações de intervenção de campo e o projeto de descaracterização da barragem B1-A”. “A empresa irá trabalhar para cumprir com os prazos estipulados no cronograma, bem como assevera que toda situação que possa impactar a sua execução do plano serão reportadas aos senhores”, disse em ofício enviado à agência.

O documento apresenta uma série de obras e ações a serem executadas ainda em 2021. Mas, procurada pela reportagem para se posicionar e detalhar os próximos passos, a Emicon não se manifestou. 

Na avaliação da fonte que possui conhecimento sobre o assunto, as propostas da empresa são vagas e o cronograma é incerto. Além disso, conforme a pessoa, preocupa a previsão de intervenção na estrutura antes do reforço.

“Um dos pontos que causaram o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, foi justamente que a empresa começou a fazer obras antes do reforço da estrutura. A Emicon cogita o mesmo para a B1-A. Se tivermos o colapso desse reservatório o estrago econômico e ambiental vai ser muito maior. Primeiro porque vai atingir a rodovia Fernão Dias, prejudicando o escoamento de produtos; segundo porque vai interromper o abastecimento de água na RMBH, já que a lama deve atingir o rio Manso, afluente do Paraopeba, responsável por fornecer água à capital mineira e região”, alertou.

As últimas atividades da empresa aconteceram entre os anos 2009 e 2012, com a atuação da AVG Mineração e posteriormente MMX explorando algumas pilhas de minério que a empresa possuía em seu pátio sob a tutela de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em uma transação de mais de R$ 50 Milhões. 

Judiciário – Procurado, o Ministério Público de Minas Gerais não se manifestou até o fechamento desta edição. Já o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que a barragem está sendo monitorada e segue desativada, ressaltando que não há mais famílias no local.

“Hoje, o processo está com a Emicon para que possam fazer a digitalização dos documentos, que giram em torno de 40 volumes. Devido a pandemia, todos os processos cíveis que ainda não haviam sentenças ou ações urgentes estavam paralisados, portanto ainda não sabemos sobre uma possível descaracterização da barragem”, disse em nota.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail