Barzel investe R$ 280 milhões em Ribeirão das Neves

O município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), receberá o primeiro parque logístico da Barzel Properties em Minas Gerais. A empresa de gestão e desenvolvimento imobiliário, fundada em 2015, está investindo cerca de R$ 280 milhões no empreendimento, que promete trazer resultados significativos para a região.
As obras do projeto, batizado de BRZ 040 Logistics Park, já tiveram início e a previsão de entrega é para o fim do segundo semestre deste ano. O galpão, localizado de maneira estratégica, próximo à BR-040, vai contar com uma estrutura capaz de receber empresas de médio e grande porte. Ao todo, o novo ativo poderá receber até 18 diferentes companhias.
Especificamente sobre a infraestrutura, o condomínio logístico terá mais de 67 mil metros quadrados (m²) de área bruta locável (ABL). E vai dispor de um pé direito livre de 12 metros, uma capacidade de piso de seis toneladas/m², além de 157 docas. Também contará com cobertura preparada para placa solar e sistema de captação de água da chuva.
Importância para a região e novos projetos
Para o prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins (União Brasil), a chegada do empreendimento vai fomentar a economia de todo o entorno da BR-040, impulsionar a atração de novos investimentos e estimular a vinda de novas empresas à região. Ele também destaca que a Barzel já mantém conversas com multinacionais para se instalar no local.
Ainda conforme o prefeito, será o primeiro condomínio logístico desse porte em Ribeirão das Neves. Mas outros devem vir por aí. Ele revela que a própria Barzel deve implantar outro empreendimento no município. “Eles já entraram com protocolo na prefeitura e pediram agilidade para liberar (o projeto) e vamos fazer o possível para garantir isso”, afirmou.
Mateus Elias, diretor de Lizie e Desenvolvimento da ELD, empresa sócia da Barzel no BRZ 040, também sinaliza que já existe tratativas com grandes players do mercado. “Não posso revelar com quem porque é confidencial. Mas estamos conversando com empresas de todos os setores, seja transporte, logística, indústria, varejo, de todos os segmentos”, salientou. Ele ainda afirma que outros projetos devem ser implantados pelo Estado.

A escolha por Ribeirão das Neves
Já em relação à escolha pelo município, Elias ressalta que a localização privilegiada e a agilidade e comprometimento da prefeitura foram fundamentais para a decisão.
Conforme ele, quando foi feito o estudo de mercado e a análise de toda a Grande BH, houve o entendimento de que Ribeirão das Neves está a um raio de 20 km de distância da Capital, o que é considerado importante para o setor. “É um raio que na questão logística faz muito sentido, porque não está muito distante do polo consumidor”, destacou.
Segundo o diretor, por efeito da pandemia, o segmento considera bastante a condição de escoamento dos produtos para o consumidor final. Sendo assim, Ribeirão das Neves atende aos requisitos para uma entrega rápida, visto que está próxima do centro consumidor e de rotas interessantes para a chegada e saída dos itens.
Ainda de acordo com Elias, diferentemente de outros municípios, com certa dificuldade no que se refere a tramitação dos projetos desse porte e até mesmo na viabilidade dos mesmos, Ribeirão das Neves não se mostrou assim.
“Foi exatamente o que não encontramos. Encontramos um processo muito técnico, porém muito célere. Isso pesou bastante. Tanto que o projeto foi aprovado entre seis a oito meses. Esse somatório de condições favoreceu a implantação do empreendimento na região”, disse.
Ouça a rádio de Minas