Economia

BDMG: R$100 mi para empreendedoras

BDMG: R$100 mi para empreendedoras
Izabel Cristina entrou na Radiograf como recepcionista e hoje é sócia | Crédito: Divulgação

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) superou a marca de R$ 100 milhões em financiamentos para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres. Por meio do Empreendedoras de Minas, primeira linha de crédito do País exclusivamente voltada para o segmento, 2.900 clientes em 351 cidades mineiras já foram diretamente beneficiadas desde 2018, quando o programa de financiamento foi criado pelo Banco.

Entre as milhares de histórias de sucesso e perseverança estão a de Izabel Cristina, gestora administrativa da Radiograf – Tomografia e Radiografias Odontológicas. Ela conta que entrou na empresa como recepcionista, em 1994, e, em 2010, teve a oportunidade de virar sócia da Radiograf. Atualmente com três unidades, duas em Santa Luzia e uma em Belo Horizonte, ela se orgulha de ter uma equipe quase 100% feminina em uma das filiais. “Entrar em uma área de gestão praticamente masculina foi bem difícil, mas abrimos várias portas, inclusive para empregar mais mulheres. Ter o apoio do BDMG também foi fundamental para investir em novos equipamentos, pois os juros foram muito acessíveis e as parcelas e os prazos couberam dentro do nosso orçamento. É bom contar com uma instituição que apoia e direciona o empreendedorismo feminino”, ressalta.

A pandemia também impactou as empreendedoras mineiras. Diante de tantos obstáculos, empresárias transformaram os desafios em oportunidades, buscando apoio para se desenvolverem e continuarem gerando emprego. As sócias administradoras Pricila Muniz e Kely Muniz, da Brigada Mineira, empresa especializada em treinamento e capacitação para resposta a emergências, relatam que em 2020, a empresa teve todas as suas atividades interrompidas por mais de um ano e os compromissos financeiros precisavam ser quitados. Com objetivo de garantir a saúde financeira, elas buscaram auxílio do BDMG para renegociação. “Entrei em contato para renegociar a nossa condição e conseguimos um prazo de carência e taxas ainda mais acessíveis. Foi um respiro e um alívio para conseguirmos passar pela pandemia de modo sustentável”, relembra Pricila Muniz.  

A diretora da Fênix Revestimentos Metálicos e Assessoria Empresarial, Sheila Klingspiegel, solicitou a linha Empreendedoras de Minas em 2020 para girar o caixa. “Durante os 3 primeiros meses da pandemia o cenário era incerto, com menos faturamento, enorme insegurança e as perspectivas não eram das melhores. Optamos por essa linha devido as condições especiais e, assim, conseguir manter os compromissos financeiros com fornecedores, folha de pagamento de funcionários e a publicidade da empresa, importante para captação de novos clientes. Se não fosse esse financiamento, a saúde da empresa estaria em déficit”, conta.

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Criando oportunidades Empreender nem sempre é um caminho fácil, principalmente para as mulheres. “Sabemos que o desafio de empreender é ainda maior para as mulheres, que muitas vezes são chefes de família e tem que enfrentar jornada tripla. Como banco de desenvolvimento, o BDMG busca criar oportunidades, com taxas e prazos mais acessíveis para que os pequenos negócios liderados por mulheres consigam se estabelecer no mercado, gerando emprego e renda”, afirma o presidente do BDMG,  Marcelo Bomfim.

A linha de crédito Empreendedoras de Minas é voltada para micro e pequenas empresas mineiras com participação societária feminina igual ou superior a 50% do capital social, há pelo menos seis meses. As taxas são, em média, inferiores às praticadas pelo produto convencional do BDMG para o segmento de micro e pequenas empresas e o prazo de carência é dobrado: 6 meses. O pagamento é em até 36 meses. A simulação e contratação podem ser feitas de forma ágil, 100% online, pelo site do banco (bdmg.mg.gov.br) ou por meio dos diversos correspondentes bancários presentes em todas as regiões do Estado.

Crediminas terá condições especiais

A inserção das mulheres no mercado vem crescendo no País, a taxa de participação feminina na força de trabalho foi 54,5% em 2019, segundo informações da segunda edição das Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, compiladas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E elas estão procurando se aprimorar, entre a população com 25 anos ou mais, 19,4% das mulheres tinham nível superior completo naquele ano, percentual superior ao dos homens (15,1%).

Além do trabalho fora de casa, as mulheres dedicam mais tempo aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos, quase o dobro do tempo que os homens: 21,4 horas comparado a 11 horas semanais. “Esses dados mostram que as mulheres estão cada vez mais presentes em diversas áreas. Por isso, a campanha da Semana de Proteção do Sicoob é: lugar de mulher é onde ela quiser”, observa o diretor executivo Sicoob Central Crediminas, Elson Rocha Justino.

Para ele, o Dia Internacional da Mulher é mais do que uma data especial, é um convite para reflexão sobre todas as lutas e conquistas femininas ao longo dos anos, e sobre o que ainda precisa ser conquistado. O executivo ressalta que, diante de tantas atividades desempenhadas pelas mulheres no dia a dia, é importante buscar tranquilidade. “É possível se sentir mais preparada, ficar mais tranquila, com os seguros”, diz.

O executivo ressalta que cuidar do que é mais relevante começa com a escolha de um seguro feito sob medida para as necessidades. Justino explica que o Sicoob tem um produto específico para o público feminino: o Seguro Vida Mulher. “É um produto que, além de cuidar do futuro de quem ela mais ama, indenizando a família em caso de morte, protege a segurada ainda em vida, em casos de doenças graves e invalidez. O produto é destinado a mulheres com idade entre 16 e 65 anos”, diz.

E as pessoas estão percebendo a importância de adquirir um seguro. Os últimos dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) confirmam isso. O mercado de seguro teve uma arrecadação acumulada em 11 meses de 2021 de R$ 275,3 bilhões em prêmios de Seguros, contribuições de Previdência Complementar e Títulos de Capitalização. Foi recorde nos últimos cinco anos, sem contabilizar Saúde Suplementar e DPVAT.

 Justino observa que o mercado de seguros está passando por mudanças com o Open Insurance, que começou oficialmente dia 15 de dezembro de 2021, quando a primeira fase do ambiente de compartilhamento de dados do setor de seguros passou a valer. A primeira fase se estende até 30 de junho de 2022. A implementação do Open Insurance é realizada em sincronia com a entrada desses produtos no funcionamento do Open Banking.

“O sistema vai permitir o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas no âmbito dos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização. Num primeiro momento, o Open Insurance vai garantir o acesso mais fácil para o consumidor aos produtos e serviços disponíveis no mercado de seguros”, diz.

Entre os dias 07 e 13 de março de 2022, o Sicoob vai oferecer condições especiais e descontos exclusivos para seguros nas modalidades: Sicoob Seguro Vida Mulher, Sicoob Seguro Vida Individual e Sicoob Seguro Vida Simples.

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