Economia

Belo Horizonte se destaca na geração de empregos formais entre as capitais do Sudeste

Belo Horizonte teve a maior variação positiva na geração de empregos entre as capitais do Sudeste no mês de maio
Belo Horizonte se destaca na geração de empregos formais entre as capitais do Sudeste
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Belo Horizonte foi destaque na geração de empregos formais entre as capitais do Sudeste em maio de 2025. De acordo com os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a capital mineira teve saldo positivo de 2.210 vagas com carteira assinada no mês.

O número representa um crescimento de 4,59% em relação ao mesmo período de 2024, quando a Capital registrou 2.113 novas vagas formais. Com esse desempenho, Belo Horizonte superou outras grandes capitais do Sudeste, como São Paulo (-23,06%), Vitória (-39,02%) e Rio de Janeiro (-45,13%), todas com saldos negativos na comparação entre os períodos.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Faria, o saldo positivo reflete o fortalecimento da economia local.

“O destaque entre as capitais do Sudeste traduz as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte para que a economia continue a crescer em um círculo virtuoso, onde ganha o empreendedor e as pessoas que estão em busca de emprego”, afirma.

Além de liderar entre as capitais da região, Belo Horizonte também teve desempenho superior à média do Estado de Minas Gerais, que registrou variação positiva de 1,80% na geração de empregos formais em maio.

Setores que mais contrataram em Belo Horizonte

Três setores da economia puxaram a alta na geração de empregos em Belo Horizonte:

  • Construção civil: saldo positivo de 1.802 vagas
  • Serviços: saldo de 382 vagas
  • Comércio: saldo de 200 vagas

A maioria das contratações formais se concentrou na faixa etária de 18 a 24 anos, indicando boas oportunidades para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

“O crescimento dos empregos formais traz confiança para que mais empresas e investidores se sintam atraídos a virem para BH. Mostra que o desenvolvimento e a economia da cidade continuam a se fortalecer, o que gera mais empregos, progresso econômico e instalação de novos empreendimentos”, ressalta o secretário.

As cidades mineiras que mais geraram empregos

Além de BH, outras cidades mineiras também apresentaram saldo positivo na geração de vagas formais:

  1. Belo Horizonte: 2.210 vagas
  2. Juiz de Fora: 1.299 vagas
  3. Contagem: 1.209 vagas
  4. Betim: 889 vagas
  5. Santa Luzia: 850 vagas
  6. Patrocínio: 743 vagas
  7. Cabo Verde: 585 vagas
  8. Ouro Preto: 581 vagas
  9. Urucânia: 448 vagas
  10. São Joaquim de Bicas: 421 vagas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas