Belo Horizonte está entre as melhores cidades em Índice de Desenvolvimento do Sebrae

A versão 2.0 do Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (Isdel), desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) já está disponível e mostra Belo Horizonte na sexta posição entre as cidades com melhores índices do País.
A ferramenta foi reformulada e agora permite uma avaliação ainda mais abrangente dos diversos fatores que condicionam o progresso dos municípios brasileiros.
O novo formato engloba 106 variáveis disponibilizadas por fontes oficiais. Todas estão associadas às cinco dimensões trabalhadas pelo Sebrae em seu modelo de intervenção nos municípios, a Abordagem DEL – Desenvolvimento Econômico Local. São elas: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.
Para o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, o Isdel é simples de entender, mas conta com uma abordagem sofisticada que permite análises aprofundadas a fim de direcionar o desenvolvimento das mais de 5,5 mil cidades brasileiras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A reformulação da ferramenta contou com o suporte metodológico do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Leia a matéria completa na próxima edição do Diário do Comércio
Ouça a rádio de Minas