Economia

Belo Horizonte registra salto de 24% na procura por passagens aéreas para o Carnaval

Alta nas buscas por passagens reforça projeção de recorde de foliões e pressão sobre a hotelaria no Estado
Belo Horizonte registra salto de 24% na procura por passagens aéreas para o Carnaval
Foto: Divulgação BH Airport

Belo Horizonte tem despertado, cada vez mais, a atenção dos foliões no mapa do Carnaval Brasileiro. Conforme um levantamento da Skyscanner, houve um aumento de 24% nas buscas por passagens aéreas para a capital mineira no período da folia, quando comparado ao mês anterior.

O avanço ocorre em um contexto de fortalecimento do Carnaval de rua da cidade e de expansão da demanda turística em Minas Gerais. A plataforma global de viagens também identificou crescimento de 40% nas buscas feitas por turistas estrangeiros interessados em viajar ao Brasil durante o Carnaval, a partir de 9 de fevereiro, movimento que reforça a pressão sobre destinos urbanos consolidados e emergentes.

Apesar do avanço de Belo Horizonte, destinos tradicionais seguem com demanda elevada. Dados do Skyscanner apontam crescimento de 8% nas buscas por Salvador, Recife e Olinda, enquanto Fortaleza registrou aumento de 19% na procura para o período. A plataforma também identificou movimentos distintos entre viajantes que optam por fugir da folia, com Maceió e Fernando de Noronha entre os destinos mais buscados no Nordeste, além de cidades como Porto Alegre e Brasília no recorte urbano.

Para a especialista em voos e viagens do Skyscanner, Isla dos Santos, o Carnaval segue como um dos principais vetores do turismo no País. Ela afirma que a presença internacional tende a ganhar peso no próximo ciclo. “As festividades do Carnaval atraem milhares de brasileiros e, para 2026, é esperado que o turismo estrangeiro tenha papel fundamental nesse cenário”, diz.

Vinda de turistas pressiona hotelaria

A expectativa de alta demanda se reflete na hotelaria. Segundo a Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla), Minas Gerais deve registrar ocupação média de 98,11% no Carnaval de 2026, o maior índice do ano para o setor e o mais elevado dos últimos cinco anos. A projeção acompanha a estimativa do governo de Minas, que prevê a circulação de 14,9 milhões de foliões no Estado, acima dos 13,2 milhões contabilizados em 2025.

Segundo o presidente da Amihla, Alexandre Santos, o comportamento de última hora segue como fator determinante para a elevação das taxas de ocupação. Ele afirma que a demanda combina o crescimento do Carnaval de Belo Horizonte com a consolidação de destinos de lazer no interior. “Esse movimento reflete não apenas a força do Carnaval de Belo Horizonte, mas também a consolidação dos empreendimentos de lazer como alternativa para quem busca um feriado mais equilibrado, com conforto, segurança e serviços completos”, declara.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas