Belo Horizonte terá ônibus elétricos já em 2025 e um novo contrato de mobilidade

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta terça-feira (17), que os R$ 317 milhões para a aquisição de ônibus elétricos que serão incorporados à frota municipal já devem estar disponíveis já em 2025.
A verba está assegurada junto ao governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. A previsão é que os ônibus sejam adquiridos pelo governo municipal e transferidos para as empresas por regime de comodato já no ano que vem.
“A prefeitura será responsável pela compra de 100 ônibus. Estamos com o edital e toda a documentação pronta para comprar estes veículos em lotes de 20, até porque as empresas fabricantes não têm condições de nos fornecer 100 veículos ao mesmo tempo. Isso deve acontecer ao longo de 2025, a depender do processo licitatório e da entrega das montadoras”, detalhou o superintendente de Mobilidade da PBH, André Dantas.
De acordo com o superintendente, o financiamento já foi autorizado pela Câmara Municipal e agora depende da reabertura da linha de crédito do Governo Federal para avançar.
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Novo contrato de mobilidade em vista
Além dos ônibus, outras metas para o próximo ano foram apresentadas. Entre elas o novo contrato de mobilidade.
De acordo com Dantas, a prefeitura está negociando com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o Banco Mundial um financiamento para que seja contratada uma consultoria para fazer um novo contrato de mobilidade que deverá substituir o atual. Dantas destaca que o novo contrato precisa abranger a nova concepção de mobilidade.
“Estamos buscando parceiros para repensar a mobilidade e desenvolver um novo conceito de mobilidade para Belo Horizonte que vá muito além de um contrato de ônibus. Isso inclui as bicicletas, os táxis, os aplicativos, o carro particular, as possibilidades de estacionamento. É um conjunto de ações que precisamos pensar de forma diferente para, quem sabe, alcançar um resultado melhor. Precisamos inovar. Várias cidades do mundo estão discutindo isso e nós queremos ser pioneiros nesse desenvolvimento”, explica o superintendente.
De acordo com ele, os atuais contratos com as empresas de ônibus se encerram em novembro de 2028 e, até lá, o estudo deverá estar pronto para um nova forma de gerir a mobilidade na cidade.
Para 2025, também está prevista a implantação de 90 quilômetros (km) de projetos de priorização e qualificação do sistema viário para transporte coletivo e mobilidade ativa. Um exemplo é a Via do Minério, onde quatro quilômetros de faixas exclusivas serão implantados entre o Anel Rodoviário e a Estação Ponto Milionários.
Mais fiscalização do transporte público
A fiscalização de toda a estrutura do transporte público também será intensificada no ano que vem. Estão previstas ações voltadas ao controle operacional e à revisão e modernização das sanções previstas no Regulamento do Transporte Público Coletivo convencional.
“A gente fala muito de ônibus, mas temos os táxis, os transportes escolares que envolvem autorizações e vistorias, os aplicativos, e também temos fiscalizações de carroças. Tudo isso é parte do nosso trabalho e nossa equipe está nas ruas 24h por dia para cumprir e melhorar isso”, diz o superintendente de Mobilidade da PBH, André Dantas.
Revisão do transporte coletivo
A revisão da atual rede de transporte coletivo é outra ação prevista para aprimorar o atendimento, as integrações e ligações com os novos bairros, melhorando a acessibilidade e reduzindo o tempo de deslocamento.
Receberão novas linhas e terão serviços existentes reestruturados regiões como:
- Jardim Liberdade,
- Vila Ecológica,
- Vila Bernadete,
- Aglomerado da Serra
- e Jardim Alvorada.
Também está previsto para o ano, segundo Dantas, o desafio de estruturar a Secretaria de Mobilidade Urbana.
Balanço 2024
Além das metas para 2025, a prefeitura apresentou um balanço de tudo que foi feito no setor. De acordo com a prefeitura, um terço da frota de ônibus foi renovada, totalizando, neste ano, 1.005 veículos novos (considerando a renovação desde 2022).
Em 2024, o sistema Move incorporou 115 veículos e as linhas que atendem vilas e favelas receberam 21 micro-ônibus. Outros 400 ônibus novos foram integrados ao sistema, todos com ar-condicionado, suspensão a ar e tecnologia baseada no sistema Ero 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes. Atualmente, o sistema de transporte público realiza 24,3 mil viagens por dia.
De acordo com o balanço, em 2024, oito novas linhas de ônibus foram criadas e 13 tiveram seus itinerários modificados com o objetivo de atender melhor o usuário.
Confira outras ações realizadas pela prefeitura no trânsito:
- mais de 500 veículos abandonados foram retirados das vias;
- 22,7 mil ações de operação e fiscalização de trânsito foram realizadas;
- mais de 10,7 mil novas placas de sinalização foram instaladas;
- 150 novos dispositivos sonoros para pessoas com deficiência visual foram instalados nas ruas da cidade;
- 200 novas faixas de pedestre foram criadas e foram feitas manutenções em mais de 780;
- 249 novos redutores de velocidade (quebra-molas) foram implantados;
- 86 novos abrigos de ônibus foram construídos;
- 150 rampas de acessibilidade em calçadas;
- 2.694 projetos operacionais implantados;
- 12 mil pessoas atendidas pelos programas de educação em mobilidade;
- 101 reuniões ordinárias e extraordinárias das Comissões Regionais de Transporte.
Tolerância Zero retirou 23 ônibus de circulação em 2024
A intensificação da fiscalização foi uma das principais diretrizes para garantir a melhoria do transporte coletivo em 2024, segundo a Prefeitura.
Em janeiro deste ano, a PBH adotou a política de “Tolerância Zero” em relação às empresas de transporte público, um conjunto de medidas voltadas a melhorar o atendimento ao cidadão e punir a má qualidade na prestação do serviço.
Desde o início do programa, foram realizadas 3.954 ações de fiscalização e 23.482 veículos dos sistemas convencional, Move e suplementar foram vistoriados (alguns, mais de uma vez), resultando em uma média superior a 560 veículos fiscalizados por semana.
Essas ações geraram 26.947 autuações, 997 Autorizações de Transporte (ATS) recolhidas e 23 veículos encaminhados aos pátios do Detran-MG.
A qualidade do serviço está assegurada pela Lei 11.458/2023, que modernizou o transporte público de BH e completou um ano em março.
Com a lei, a PBH passou a adotar um novo modelo de remuneração para o transporte público, em que o poder público complementa a tarifa que, até então, era paga exclusivamente pelos usuários.
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