BH Airport aumenta número de rotas nacionais e internacionais

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, segue investindo na ampliação do número de voos com chegadas e partidas no terminal. Prova disso é que, neste mês, o principal aeroporto do Estado alcançou a marca de conexão com todas capitais nordestinas do País, a partir da informação de que a Azul vai contar, em breve, com rotas para Porto Velho, em Roraima, e Teresina, no Piauí.
Mas tem aumentado também os voos regulares, ou seja, aqueles que operam por, pelo menos, seis meses consecutivos, a partir do terminal. Nesta sexta-feira (6), o terminal, em parceria com a Azul, anunciou a abertura das vendas da nova rota de viagens BH-Linhares, município do estado do Espírito Santo.
Já na semana anterior, a Gol Linhas Aéreas anunciou uma rota internacional de Belo Horizonte para a capital argentina, Buenos Aires.
No caso das rotas para Linhares, as vendas terão início em 4 de dezembro e os voos serão operados na aeronave turboélice Cessna Grand Caravan, com frequência diária. A decolagem está programada para as 12h50, no BH Airport, e a chegada em Linhares está prevista para as 14h30. No sentido contrário, os voos partirão de Linhares às 14h55, chegando ao aeroporto mineiro às 16h35. Aos sábados, os horários terão pequenas alterações, com decolagens às 9h20 e pousos às 11h, tanto em Belo Horizonte quanto em Linhares.
O diretor de Operações do BH Airport, Herlichy Bastos, comenta que a inauguração dessa nova rota, surge após a identificação de uma demanda de passageiros, o que implica também em maior conectividade entre os dois estados.
“A operação para Linhares, partindo do aeroporto, é mais uma oportunidade de ampliar a conectividade de Minas Gerais com o mercado nacional. Somos o terceiro aeroporto com maior número de destinos do Brasil e inaugurar um novo voo fortalece o BH Airport como hub de conexões, pronto para receber as pessoas. Destaco ainda a consolidação da parceria com a Azul para ressaltar cada vez mais o Estado no cenário brasileiro e internacional”, afirma Bastos.
Aeroporto é o segundo com maior volume de rotas no País
O com o gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Ulisses Begido, explica que, em número de voos domésticos, por exemplo, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte já ocupa o segundo lugar no País, perdendo apenas para o Aeroporto Internacional de Campinas (SP), mas quando são somados os destinos internacionais, a capital mineira desce uma posição.
“Esperamos anunciar, ainda em 2023, que já somos o segundo aeroporto brasileiro em número de cidades atendidas. No total de vendas futuras, já somos, porque temos uma série de novas rotas a serem inauguradas neste semestre. Quando todas estiverem em operação e mais algumas que estão sendo negociadas começarem, poderemos cravar essa condição. Por enquanto, mineiramente, preferimos ainda dizer que somos o terceiro”, explica Begido.

Orlando e Fort Lauderdale também começaram a receber voos partindo de BH neste ano
Além de ampliar sua presença no mercado nacional, a Azul em parceria com o BH Airport, também anunciou recentemente novas rotas para diferentes destinos internacionais. A Azul passou a operar com viagens para Orlando e Fort Lauderdale, ambas nos Estados Unidos. O primeiro destino trata-se de reativação de rota, que passou a operar no último dia 24 de setembro. Já o segundo destino, teve início no dia 23 de junho, com voos partindo de terminal em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Conforme o diretor de Relações Institucionais da Azul, os voos serão operados às sextas-feiras e aos domingos, partindo da capital mineira às 9h30 e com chegada prevista na Flórida às 17h30.
A empresa também fez neste ano uma maior expansão em Minas Gerais, anunciando uma série de outros voos internacionais. A Azul ativou voos semanais para a ilha caribenha Curaçao, partindo do BH Airport, por exemplo. E na região Norte do Brasil, a companhia aposta nas ligações diretas entre as cidades de Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, para os aeroportos norte-americanos.
Ouça a rádio de Minas