BH Airport é o aeroporto mais bem avaliado entre os grandes terminais do País

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), na região metropolitana de Belo Horizonte, alcançou a maior nota de satisfação entre os grandes terminais do Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Conforme o levantamento, o terminal mineiro registrou 4,62 pontos, em uma escala de 1 a 5, e liderou entre os aeroportos com movimentação superior a 10 milhões de passageiros por ano.
O levantamento, realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ouviu 8.517 passageiros em agosto de 2025 e revelou que 94% dos usuários avaliaram os 20 principais aeroportos do país como “bons” ou “muito bons”. A média nacional de satisfação ficou em 4,44.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o desempenho reforça o impacto dos investimentos no setor. “A satisfação do passageiro é o nosso principal termômetro. Manter índices elevados de aprovação mostra que estamos no caminho certo, com um modelo que une o setor público e a iniciativa privada para aprimorar a infraestrutura e gerar desenvolvimento”, afirmou.
BH Airport superou grandes terminais brasileiros
O Aeroporto Internacional de BH superou outros grandes terminais, como Brasília (4,53), Campinas (4,46), Galeão (4,41), Congonhas (4,39) e Guarulhos (4,29). O resultado consolida o aeroporto mineiro como referência nacional em atendimento e infraestrutura entre os de maior porte.
Nos demais grupos, o Aeroporto de Curitiba (PR) liderou entre os terminais que movimentam de 5 a 10 milhões de passageiros por ano, com nota 4,51. Já o de Florianópolis (SC) ficou em primeiro lugar na categoria até 5 milhões de passageiros, com 4,77.
A pesquisa avaliou 17 indicadores, todos com notas médias acima de 4,0, patamar mínimo estabelecido pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Entre os itens melhor avaliados nacionalmente estão atendimento de órgãos públicos de imigração e aduana (4,60) e inspeção de segurança (4,50). Já os pontos de menor nota foram comércio e serviços (4,19) e acesso ao aeroporto (4,28).
O modelo de concessão dos aeroportos, coordenado pelo MPor e regulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é apontado pelo governo como fator determinante para o avanço na qualidade dos serviços. Atualmente, todos os terminais avaliados, com exceção do Santos Dumont (RJ), são administrados pela iniciativa privada. Nos últimos 12 meses, de setembro de 2024 a agosto de 2025, a média nacional de satisfação oscilou entre 4,41 e 4,48, mantendo padrão de alta aprovação.
Ouça a rádio de Minas