BH Airport: com uma década de gestão em Confins, concessionária prevê novos aportes milionários

A concessionária BH Airport completa, nesta segunda-feira (12), exatamente uma década à frente da gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Nestes últimos dez anos, cerca de R$ 1,3 bilhão foi investido em obras – como o novo terminal, que ampliou a capacidade de 10 milhões para 32 milhões de passageiros no período. E a previsão para os próximos cinco anos é de que o aeroporto receba novos aportes entre R$ 150 milhões e R$ 300 milhões, com parte do montante destinado para melhorias no terminal de passageiros 1.
Hoje, quem viaja pelo BH Airport, aproveita a infraestrutura de um dos maiores hubs de conexão do Brasil. “A primeira década de gestão da concessionária foi também uma das mais desafiadoras do setor aeroportuário, quando passamos pela maior recessão registrada no País, em 2016, e uma das maiores crises sanitárias da história, em 2020. Mas, ainda assim, o terminal mineiro superou o cenário negativo, ampliando sua capacidade de operação e mantendo altos padrões de qualidade e eficiência. Uma das metas agora é trazer desenvolvimento econômico e social para a região”, disse o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.
Prova disso é o volume de movimentação do primeiro semestre de 2024, quando cerca de 5,6 milhões de passageiros circularam pelo terminal, o melhor resultado do período nos 40 anos de história do aeroporto.
“A primeira década de concessão foi marcada por desafios, mas as conquistas e evoluções se destacam ainda mais. Estamos entre os 20 melhores aeroportos do mundo em 2024, segundo o AirHelp Score 2024, e somos o melhor e mais pontual aeroporto do Brasil entre os maiores, segundo a Secretaria de Aviação Civil”, pontuou Miranda.
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Ainda segundo o CEO, o BH Airport está atento ao legado, inclusive com o reconhecimento como o aeroporto mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de ser o primeiro aeroporto carbono neutro do País.
“Muito mais que títulos, esses reconhecimentos apontam o caminho que vamos continuar trilhando na próxima década: uma jornada de amplo desenvolvimento, compromisso social e ambiental e pioneirismo no setor aeroportuário, para consolidar, ainda mais, o aeroporto como um exemplo em serviços aeroportuários e sustentabilidade”, afirmou o gestor.
Outro ponto importante para a concessionária foi a extensão e homologação da Pista de Pouso e Decolagem, que tem 3,6 mil metros e é uma das maiores quando comparada com outros aeroportos no Brasil.
Entre outros destaques de obras realizados no terminal na última década estão: um sistema de captação de águas pluviais e utilização de águas cinzas; a construção de 17 pontes de embarque e a ampliação de áreas de pátios de circulação e parada de aeronaves, que vieram para trazer maior eficiência para as operações.
Ampliação de serviços e hub logístico
O terminal de passageiros 1 também passou por reformas, incluindo a modernização das áreas de segurança e embarque, com objetivo de proporcionar uma experiência mais confortável e conveniente aos passageiros, alinhando o aeroporto às melhores práticas internacionais em termos de infraestrutura e serviços.
“Com as melhorias que o Aeroporto de Belo Horizonte recebeu, foi possível ampliar o mix comercial do terminal, com a inauguração de 80 novas lojas nos últimos 10 anos. Hoje são mais de 100, entre estabelecimentos de varejo e alimentação, além de serviços à população, como Correios e posto UAI para emissão de documentos”, contabilizou o CEO.
Na última década, o BH Airport também se consolidou como o único aeroporto a oferecer operações multimodais para carga, transportando cerca de 260 mil toneladas de produtos, entre 2014 e 2024.
“Fortalecemos a estratégia do nosso terminal de cargas, sendo o primeiro a adotar esse conceito de hub logístico multimodal, oferecendo vários serviços logísticos de ponta a ponta, incluindo o recebimento de cargas marítimas. Como não temos mar, trouxemos as cargas marítimas para dentro do aeroporto, possibilitando que as empresas mineiras tenham uma maior agilidade e eficiência no processamento de cargas internacionais”, destacou.

O gestor também apontou o crescimento da conectividade como outra importante fase dessa primeira década da gestão da BH Airport. Desde que assumiu em 2014, a concessionária inaugurou 28 novos destinos no terminal, consolidando o aeroporto como o 2° maior no Brasil em destinos domésticos. Hoje, são mais de 70 destinos, sendo sete internacionais.
Ainda em 2024, o BH Airport anunciou duas novas companhias aéreas operando no terminal: a Sky, que faz a rota BH – Santiago, um destino cada vez mais procurado pelos mineiros, e a Voepass, que tem voos para Porto Seguro e Ribeirão Preto.
Outra novidade recente é a ampliação da frequência da rota BH – Curaçao, operada pela Azul Linhas Aéreas e que ganhou o dobro de voos. O BH Airport é o único aeroporto no Brasil com um voo direto para a ilha caribenha.

BH Airport em números
- Mais de 102 milhões de passageiros circularam pelo terminal mineiro nos últimos 10 anos, o que equivale a mais de 40 vezes a população de BH;
- Quase 1 milhão de pousos e decolagens ocorreram na pista do BH Airport na última década;
- Capacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano;
- 26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
- 9 esteiras para devolução de bagagens;
- 17 canais de inspeção de passageiros;
- 27 elevadores e 14 escadas rolantes;
- 4.625 vagas de estacionamento;
- 44 posições para aeronaves;
- 40% dos passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;
- 40 mil toneladas/ano de capacidade atual de carga.
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