Economia

BH Airport prevê investimento de R$ 250 mi para modernizar o Terminal 1; veja o que está previsto

BH Airport prevê investimento de R$ 250 mi para modernizar o Terminal 1; veja o que está previsto
Obras no BH Airport - Foto: Diário do Comércio/Leonardo Morais

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), prevê aportes de R$ 250 milhões destinados ao Terminal 1 para os próximos três anos. O investimento será aplicado na modernização de estruturas e depende de um acordo com o governo federal para ser concretizado.

As novas obras a serem entregues nesse período incluem a sala de embarque dos portões 7 a 9, o Sistema de Bagagem Doméstica (BHS), o mezanino, o lobby TPS1, o prédio anexo social, o pátio e a via de acesso. A mais recente é a revitalização do Desembarque 1 (restituição de bagagem), cujo aporte de R$ 15 milhões foi antecipado, com inauguração confirmada para 25 de outubro deste ano.

O espaço conta com novo layout de desembarque, que inclui modernizações como sistema de câmeras, controles de acesso e displays informativos, além de novas esteiras. Com a duplicação dos canais de desembarque, a expectativa é reduzir o tempo de espera e melhorar a gestão do fluxo, especialmente em horários de maior movimento.

Foco em cargas de maior valor agregado

Os investimentos, segundo o CEO do BH Airport, Daniel Miranda, fazem parte de uma série de melhorias previstas com foco em atender à demanda crescente de usuários. Atualmente, o terminal tem capacidade para embarcar mais de 32 milhões de passageiros por ano em 15 quilômetros quadrados de área total, sendo o quarto maior sítio aeroportuário do País.

Na frente de carga, o aeroporto segue em desenvolvimento, com crescimento de 10,6% nas importações em 2024 em relação ao mesmo período de 2023, totalizando R$ 11,3 bilhões em movimentação. Para 2025, o executivo estima crescimento entre 30% e 40% em carga, incluindo custos, frete e seguro até o aeroporto de destino.

Entre as principais apostas para transporte estão cargas como medicamentos especiais, além de produtos dos setores automobilístico e de tecnologia. “Começamos a selecionar melhor o tipo de carga, trazendo menos volume e maior valor agregado”, afirma Miranda.

Aeroporto-cidade deve decolar após negociação com 5 empresas

Além do avanço no transporte de cargas, o principal aeroporto de Belo Horizonte também deve decolar com novas fábricas, que devem dar fôlego ao projeto “aeroporto-cidade”. Segundo o executivo, o terminal está em negociação avançada com cinco empresas, que podem compor a área industrial anexa ao terminal.

O maior tempo para a concretização das negociações nos últimos anos é atribuído ao cenário de mercado, considerado pouco favorável ao desenvolvimento imobiliário. A alta da taxa básica de juros (Selic) e as dificuldades de financiamento teriam freado a atração de investimentos.

Ainda assim, fatores como acesso e logística seguem como diferenciais estratégicos para o terminal. “O avanço em obras de mobilidade, incluindo o Rodoanel, deve impulsionar a eficiência operacional e tornar o empreendimento mais competitivo”, avalia Miranda.

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