BH Airport registra recordes no fluxo de passageiros e cargas

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) registrou recordes na movimentação de passageiros e cargas no primeiro semestre, com 6,21 milhões de pessoas e 22,4 mil toneladas de itens. Foram os maiores níveis para o período na história do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com dados desde 2000. Frente à igual época de 2024, os volumes cresceram 14,7% e 2,4%, respectivamente.
O fluxo de passageiros nos primeiros seis meses de 2025 foi composto por mais de 5,9 milhões de pessoas que embarcaram ou desembarcaram em voos domésticos e 254,2 mil em voos internacionais. No que se refere às cargas, 18,3 mil toneladas foram enviadas ou recebidas em voos nacionais e 4,1 mil toneladas em voos que envolvem outro país.
Em comparação aos outros aeroportos brasileiros, o localizado no município de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), apresentou a quinta maior movimentação de passageiros no intervalo de janeiro a junho e a oitava maior em termos de cargas. Em ambos os casos, a liderança ficou com o de Guarulhos, no estado de São Paulo, onde passaram 21,9 milhões de pessoas e 360,9 mil toneladas de itens.
O bom desempenho do BH Airport na primeira metade deste ano dá sequência a performance histórica do exercício passado. À época, o fluxo no terminal chegou a 11,9 milhões de passageiros e 47,7 mil toneladas de cargas, os maiores volumes anuais já registrados no relatório da autarquia, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Fluxo nos demais aeroportos em Minas Gerais
Por ser o maior aeroporto de Minas Gerais, o BH Airport liderou a movimentação de passageiros e cargas entre os terminais mineiros, com 87,2% de participação no fluxo de pessoas e 85% no de itens. Entretanto, vale destacar o resultado do aeroporto de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o segundo colocado do ranking.
O terminal uberlandense teve uma movimentação de 494,3 mil passageiros e 644,2 toneladas de cargas nos primeiros seis meses de 2025. Os recordes do aeroporto foram em 2019 – 549,4 mil pessoas e mil toneladas de itens –, porém, o desempenho foi positivo em relação ao primeiro semestre do ano passado, com respectivas altas de 1,3% e 5%.
Outros aeroportos do interior registraram boas performances entre janeiro e junho, contudo, nenhum apresentou aumento anual em ambos os quesitos. O terminal de Montes Claros, na região Norte, por exemplo, apresentou um fluxo de 171,5 mil pessoas (+3,4%) e 158,2 mil cargas (-13,1%). O mesmo aconteceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com movimentação de 49.687 passageiros (+11,9%) e 54,2 toneladas de itens (-4,2%).
Ouça a rádio de Minas