Economia

Após dois anos de reformas, BH Airport reinaugura Desembarque 1

Layout do terminal foi redesenhado para otimizar o fluxo de circulação e facilitar o deslocamento de passageiros.
Após dois anos de reformas, BH Airport reinaugura Desembarque 1
Foto: Divulgação/BH Airport

O BH Airport reinaugura, neste sábado (25), o Desembarque 1, que estava interditado para obras de modernização desde agosto de 2023. O novo espaço consolida o terminal mineiro como um dos principais hubs de conexão do País com foco em tecnologia, conforto e segurança.

Com área de 2 mil metros quadrados (m2), o Desembarque 1 passou por uma reestruturação completa, que incluiu:

  • a instalação de cinco novas esteiras de bagagem,
  • dois conjuntos de banheiros,
  • novos sistemas de monitoramento
  • e melhorias em climatização, sinalização, elevadores e escadas rolantes.

O layout foi redesenhado para otimizar o fluxo de circulação e facilitar o deslocamento de passageiros.

Desembarque exclusivo para Azul

Com a reabertura, o BH Airport reorganizou o uso dos espaços pelas companhias aéreas. O Desembarque 1 passa a ser exclusivo para voos da Azul, enquanto o Desembarque 2 atenderá Gol e Latam. Desta forma, a administração recomenda atenção à sinalização e alerta que passageiros que se dirigirem ao desembarque incorreto poderão precisar se deslocar para a sala correta para retirar a bagagem. Passageiros que não tiverem despachado bagagem pode desembarcar por qualquer uma das salas.

Transição e testes operacionais

Segundo o diretor de Operações (COO) do BH Airport, Rodrigo Côrtes, a reabertura do espaço representa mais uma etapa no processo de modernização do aeroporto. “Estamos prontos para receber os passageiros no novo desembarque com toda a hospitalidade que traduz o nosso jeito mineiro de transformar chegadas e partidas em experiências acolhedoras e eficientes”, afirma.

Côrtes explica que, antes da reinauguração, o BH Airport realizou simulações operacionais com base no Programa de Gestão e Transição Operacional (ORAT), metodologia internacional aplicada em grandes terminais. “O programa garante a segurança e a eficiência de todos os processos, sistemas e atendimentos antes da abertura. Além disso, teremos uma equipe reforçada para orientar os passageiros durante os primeiros dias de operação”, completa.

Investimentos e modernização

As obras do Desembarque 1 foram de responsabilidade do poder público e contaram com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões do BH Airport, com ressarcimento previsto pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O projeto integra um conjunto de intervenções remanescentes, estimadas em R$ 250 milhões, originalmente previstas para a preparação do aeroporto para a Copa do Mundo.

De acordo com o CEO do BH Airport, Daniel Miranda, as modernizações incluem melhorias estruturais e tecnológicas em todo o terminal. “O pacote envolve a atualização de sistemas elétricos e eletrônicos, climatização, transporte e inspeção de bagagens, além da conclusão de obras no pátio de aeronaves e ampliação da oferta comercial”, explica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas