BH e Contagem terão alça viária ligando avenida Babita Camargos à Via Expressa

As prefeituras de Belo Horizonte (PBH) e Contagem assinaram, nesta sexta-feira (27), um acordo de cooperação técnica, operacional e financeira para a construção de uma alça viária que ligará a avenida Babita Camargos, em Contagem, na Região Metropolitana (RMBH), à Via Expressa. O valor da obra é de R$ 10,4 milhões.
O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e pela prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), durante visita às obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), no município da RMBH.
A Prefeitura de Contagem será responsável por repassar a maior parte do valor da obra (R$ 6,4 milhões), enquanto a PBH ficará responsável pelo restante. A licitação para contratação das intervenções deve acontecer até o final de julho. A previsão é de que elas sejam iniciadas no terceiro trimestre deste ano e concluídas no segundo trimestre de 2026.
O que muda
A alça viária vai interligar a avenida contagense à avenida Juscelino Kubitschek (Via Expressa Leste-Oeste), no sentido Betim, na divisa dos bairros Água Branca, em Contagem, e Camargos, em Belo Horizonte.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A implantação da alça viária visa adequar a alça de acesso ao bairro Água Branca para possibilitar a circulação nos dois sentidos, o que permitirá que veículos que trafeguem pela avenida Babita Camargos (sentido Água Branca/BR-040) acessem, em conversão à direita, a pista da Via Expressa no sentido Betim.
- Leia também: Velocidade máxima na Via Expressa será reduzida para 60 quilômetros entre BH e Contagem
Atualmente, essa conversão acontece à esquerda, em um cruzamento com semáforo, o que gera significativas retenções em ambos os sentidos. A obra eliminará essa conversão e viabilizará uma faixa exclusiva de ônibus do Corredor Estrutural de Transporte Ressaca, do SIM de Contagem.
Ouça a rádio de Minas