Economia

BH ganha reforço na captação de eventos

BH ganha reforço na captação de eventos
Crédito: Divulgação

DANIELA MACIEL

Com o objetivo de desenvolver a vocação turística de Belo Horizonte, fortalecendo a captação de eventos nacionais e internacionais para a capital mineira, foi lançada em novembro a Associação Visite Belo Horizonte, durante o Encontro Anual com Associados e Parceiros do Belo Horizonte Convention & Visitours Bureau (BHC&VB).


De acordo com o presidente do BHC&VB e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Jair Aguiar, apesar de muitas atividades em comum, a nova Associação e o BHC&VB têm atribuições e ações distintas. “O Convention se dedica ao turismo de negócios e existe uma certa dificuldade de comunicar ao público mais amplo as suas atividades. A Visite Belo Horizonte, por outro lado, é uma chamada para a ação. É uma ferramenta de atração de turistas de lazer e negócios”, afirma Aguiar.


A Associação surge em parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), com quem foi desenvolvido um site e um aplicativo com os principais canais de informações sobre a cidade, como dicas de hospedagem, pontos turísticos, personagens locais, gastronomia, Carnaval, entre outros.


“A parceria com a Belotur é fundamental. Estamos usando a mesma tipagem da apresentação institucional de Belo Horizonte, com a marca ‘surpreendente’. Não queremos ser mais uma ação paralela, queremos agregar, ser uma ação em conjunto. Uma ponte que faça com que as iniciativas públicas e privadas aconteçam em parceria”, afirma o presidente da Associação Visite Belo Horizonte.

Excelência – Ainda de acordo com o executivo, essa é a hora para a Capital dar um salto nas ações de promoção da cidade como destino. A melhora dos resultados da economia nacional em 2019, aliada a uma infraestrutura que tem como estrela o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), o terceiro terminal mais bem avaliado em nível nacional, segundo a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada trimestralmente pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação.

O aeroporto alcançou 4,61 pontos, em uma pontuação máxima de 5, se posicionando também como o segundo melhor da região Sudeste, ficando atrás apenas de Campinas, que teve 4,74 pontos. A pesquisa foi divulgada em julho.


No início do ano foi eleito, ainda, o mais pontual entre os terminais do País. O ranking divulgado em janeiro, feito pela Punctuality League 2018 da OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial, revela que, entre os aeroportos de médio porte, Belo Horizonte ficou na segunda posição na América Latina e o quarto no mundo.


“É uma grande oportunidade com o País saindo da recessão. Temos um grande aeroporto e uma boa possibilidade de atrair os eventos que ficaram ‘órfãos do Rio de Janeiro’. Vamos trabalhar para acabar de vez com essa ideia de que em Belo Horizonte não tem nada pra fazer. Isso vem melhorando nos últimos anos, mas esse estigma ainda persiste. A cidade é, como diz o slogan, surpreendente, e precisamos que a população reconheça isso”, avalia o presidente do BHC&VB.


Do próximo governo, a entidade espera a manutenção da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a volta do Minascentro e a continuidade e ampliação da política de captação de turistas. “Precisamos que o turismo seja visto como um caminho para o desenvolvimento e que a secretaria tenha um viés econômico. Não adianta uma Setur sem verbas e sem competência técnica”, pontua.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas