Economia

Além de transporte gratuito, BH ganha nova linha noturna e mais ônibus de madrugada

Programa Madrugão aumenta número de linhas entre 0h e 4h e cria o Circular Noturno; decreto também institui gratuidade aos domingos e feriados, que custará R$ 40 milhões
Além de transporte gratuito, BH ganha nova linha noturna e mais ônibus de madrugada
Foto: Diário do Comércio/ Juliana Sodré

O transporte público de Belo Horizonte vai ganhar um reforço a partir da madrugada deste sábado (13) e passará a operar com mais linhas de ônibus entre 0h e 3h49, além de uma nova linha circular noturna (Linha 10). O programa “Madrugão”, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), atende a uma reivindicação antiga do setor de comércio e serviços e beneficiará não só trabalhadores e empresários, mas também clientes que costumam aproveitar a vida noturna da cidade.

O decreto, assinado na manhã desta quinta-feira (11) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), traz melhorias como o aumento da frequência dos coletivos, a redução do tempo de espera, a ampliação da cobertura em áreas de maior movimento, melhores conexões entre rotas e a expansão dos bairros atendidos.

Essas necessidades foram identificadas em uma pesquisa realizada pela Prefeitura em julho e agosto deste ano com trabalhadores e empresários dos setores de comércio e serviços. Atualmente, após a meia-noite, a rede de transporte público é reduzida para 123 linhas.

Com o Madrugão, a operação passará a contar com 128 linhas, reorganizadas para atender melhor quem trabalha, estuda ou frequenta a cidade na madrugada. Durante o dia, a cidade conta com 300 linhas.

O estudo realizado pela PBH mapeou hábitos de deslocamento, horários de pico e padrões de viagem durante a madrugada, subsidiando a reestruturação da rede.

“Era um pedido antigo do povo de Belo Horizonte. A reclamação, principalmente do setor de bares e restaurantes, era de que a cidade estava adormecendo muito cedo. Nós prometemos que resolveríamos esse problema”, disse Damião.

Funcionamento do Circular Noturno

Entre as melhorias, destaca-se a criação da Linha 10 (Circular Noturno), que vai operar das 23h30 às 4h, com partidas a cada 25 minutos. O trajeto engloba os principais polos da vida noturna de Belo Horizonte, incluindo:

  • Estação Central (com acesso à Rua Sapucaí);
  • Floresta;
  • Praça da Liberdade;
  • Savassi;
  • Lourdes (Marília de Dirceu);
  • Praça Raul Soares;
  • Mercado Novo;
  • Área Hospitalar;
  • Estações de transferência do Move das ruas Carijós e Rio de Janeiro.

A tarifa da nova linha será de R$ 5,75 e poderá ser paga com o Cartão BHBus. Nesse caso, o usuário terá 90 minutos para fazer uma segunda viagem sem pagar uma nova tarifa.

Gratuidade no transporte público custará R$ 40 milhões

Além dos ônibus noturnos, o decreto assinado pelo prefeito também inclui o programa Catraca Livre, que institui a gratuidade das passagens de ônibus aos domingos e feriados. A novidade passa a valer já neste fim de semana e, neste ano, será custeada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.

“O decreto foi pensado nas pessoas mais simples, que querem ir para a igreja ou visitar os parques aos domingos e não conseguem porque não têm dinheiro para pagar o ônibus”, disse Damião.

Para custear a gratuidade, a verba de R$ 40 milhões virá do recurso anual que a Câmara de Vereadores devolve à PBH. “A Câmara é parceira da Prefeitura e vai nos ajudar a custear. Este ano, serão devolvidos aproximadamente R$ 70 milhões, e é essa verba que vai nos ajudar a custear a gratuidade”, disse Damião.

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Juliano Lopes, também presente na assinatura do decreto, considerou os dois programas anunciados uma conquista para a população e explicou a origem dos recursos.

“É uma economia de todos os vereadores, que pouparam água, luz, materiais de escritório, equipamentos técnicos e gastos com contratação de pessoal. Estamos muito felizes em saber que esse recurso será aplicado para a população carente da cidade”, comentou.

Questionado sobre a possibilidade de incluir os sábados na gratuidade, o prefeito informou que não há, neste momento, nenhum estudo ou previsão: “Não posso criar essa expectativa”.

Atualmente, cerca de 190 mil pessoas utilizam ônibus aos domingos em Belo Horizonte. Para girar a catraca, os usuários deverão passar o cartão BHBus; no entanto, não haverá desconto do valor. Quem não possuir o cartão terá a catraca liberada pelo motorista.

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