Economia

BH se consolida como Capital oficial dos bares no Brasil

Município desponta na liderança, com 178 bares a cada 100 mil habitantes, muito a frente das duas maiores capitais do País, São Paulo e Rio
BH se consolida como Capital oficial dos bares no Brasil
BH desponta na liderança, com 178 bares a cada 100 mil habitantes | Foto: Sapuqueando/ Divulgação

O Censo de 2022, recentemente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou dados surpreendentes sobre o crescimento populacional abaixo das expectativas. No entanto, uma informação já há algum tempo reconhecida agora se oficializa: Belo Horizonte é a Capital brasileira com a maior variedade de bares.

A cidade desponta na liderança, com 178 bares para cada 100 mil habitantes. Esse número destaca-se frente à segunda colocada, Florianópolis, que possui 150 estabelecimentos para cada 100 mil moradores. A informação parte de um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que comparou os dados populacionais do Censo com o número de estabelecimentos ativos registrados na Receita Federal.

A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, ocupa a 8ª posição, com 99 bares para cada 100 mil habitantes, enquanto São Paulo fica em 14º lugar, com 78 para cada 100 mil. Segundo a Receita Federal, Belo Horizonte conta com 4.136 estabelecimentos cuja atividade principal é a de bar.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Análise calculou número de bares por km²

Dentro de um critério sobre a densidade dos estabelecimentos, o levantamento apontou que BH mantém o primeiro lugar, com 12,5 bares por km², número muito acima de todas as outras capitais. São Paulo, por exemplo, ocupa a segunda colocação, com 5,9 bares por km², seguida pelo Rio de Janeiro, com 5,1 por km². Em números absolutos, São Paulo possui 9.043 bares, enquanto o Rio de Janeiro conta com 6.175 estabelecimentos.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, enfatiza: “Não é surpresa, pois há muito sabemos informalmente que Belo Horizonte é a Capital dos bares e botequins. Qualquer pessoa que já tenha visitado a cidade por alguns dias pode atestar isso. Mas agora não há espaço nem mesmo para contestação”, diz.

Levando em consideração as regiões do País, além de Florianópolis, liderando no Sul, Palmas destaca-se no Norte, com 130 bares para cada 100 mil habitantes. No Nordeste, a primeira colocação fica com Salvador, que possui 104 estabelecimentos do tipo para cada 100 mil habitantes. Já em Goiânia, no Centro-Oeste, há a predominância de 101 bares para cada 100 mil goianienses.

No Sudeste, além de Belo Horizonte, Vitória também ganha destaque, pois ocupa a terceira posição no País, com 149 estabelecimentos para cada 100 mil moradores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas