BHP aposta na resiliência do minério de ferro; produção trimestral não atinge o esperado

O BHP Group apresentou nesta terça-feira uma avaliação otimista sobre a demanda global por minério de ferro, mesmo com o alerta sobre o arrefecimento do crescimento na China, enquanto a produção do primeiro trimestre para a matéria-prima siderúrgica ficou ligeiramente aquém das estimativas devido a obras de manutenção em Port Hedland.
“Os sinais macroeconômicos gerais para a demanda de commodities permanecem resilientes, e as previsões de crescimento global estão aumentando”, disse o CEO Mike Henry.
No início do mês, a rival Rio Tinto sinalizou que a demanda chinesa havia ganhado ritmo, uma vez que as economias globais anteciparam os investimentos antes das tarifas iminentes.
A BHP, a maior mineradora listada do mundo, disse que a produção de minério de ferro de suas operações na mina da Austrália Ocidental, em uma base de 100%, foi de 70,2 milhões de toneladas métricas (Mt) nos três meses encerrados em 30 de setembro, em comparação com a estimativa de consenso da Visible Alpha de 71,55 Mt.
A BHP havia registrado uma produção de minério de ferro de suas operações na Austrália Ocidental de 71,6 Mt um ano antes.
As vendas das operações ficaram, de maneira geral, em linha com o ano anterior, com a BHP relatando um aumento de 5% nas vendas de granulados de maior valor.
A grande reconstrução do Car Dumper 3 em Port Hedland, que reduziu os volumes em 4,3 milhões de toneladas em uma base de 100%, foi concluída cerca de 8% antes do previsto, disse a BHP.
- Leia também: Minas Gerais tem queda nas exportações de minério de ferro e forte alta nas de ouro; entenda
O Car Dumper 3 é uma máquina enorme que descarrega minério de ferro dos trens para exportação e foi reconstruída para prolongar sua vida útil, aumentar a confiabilidade e manter as operações funcionando sem problemas após anos de uso intenso.
A BHP manteve inalterada sua previsão de produção no ano fiscal de 2026 para o minério de ferro da Austrália Ocidental, entre 284 Mt e 296 Mt.
A produção total de cobre do grupo no trimestre aumentou 4%, chegando a 493,6 mil toneladas, e a empresa manteve inalteradas suas estimativas de produção para 2026.
“No cobre, as grandes interrupções em algumas das minas de nossos concorrentes restringiram os fundamentos gerais do mercado, beneficiando nosso portfólio de ativos de classe mundial”, disse Henry.
A BHP, que obtém a maior parte de seu lucro com o minério de ferro, tem aumentado sua investida no cobre, uma vez que o metal é visto como tendo um papel central na transição para formas mais ecológicas de energia.
A BHP acrescentou que os dois estágios do projeto de potássio Jansen, no Canadá, estavam progredindo de forma sólida, com o Estágio 1 73% concluído e no caminho certo para iniciar a produção em 2027. O Estágio 2 atingiu 13% de conclusão.
(Conteúdo distribuído por Reuters)
Ouça a rádio de Minas