Economia

Bimbo QSR inaugura maior fábrica nacional em Pouso Alegre

Bimbo QSR inaugura maior fábrica nacional em Pouso Alegre
Produção será voltada para atender os mercados de food service e quick service restaurants | Crédito: Divulgação

A Bimbo QSR, empresa subsidiária do Grupo Bimbo, com o objetivo de ampliar a atuação nos setores de food service e quick service restaurants (QSR) inaugurou a maior unidade fabril da marca no País. Localizada em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, a fábrica, a princípio, vai suprir a demanda interna e no futuro poderá abastecer outros mercados na América Latina. Até o final do ano, a estimativa é gerar em torno de 600 empregos diretos e indiretos. 

As expectativas em relação ao mercado brasileiro são positivas. O controle da pandemia de Covid-19, que permitiu a retomada das atividades em níveis mais próximos à normalidade e a suspensão da obrigação do uso obrigatório de máscaras em várias cidades, deve estimular a demanda das empresas de food service e quick service restaurants, refletindo em bons negócios para a Bimbo QSR.  

A maior e mais moderna fábrica da Bimbo QSR no País, inaugurada na última semana, entrou em operação em dezembro do ano passado. O valor do investimento e a capacidade fabril não são divulgados pela companhia. O novo complexo industrial da Bimbo QSR Brasil, primeiro instalado em Minas,  possui cerca de 18.700 metros quadrados de área construída.

No Brasil, o Grupo Bimbo já conta com quatro outras unidades localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais (Contagem).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Especializada em produtos de panificação, como pães de hambúrguer, pães artesanais, brioches, pães de pretzel, pães de batata e pães multigrãos, a nova indústria já opera em dois turnos e gerando cerca de 200 empregos diretos. Até o final do ano, a produção deve chegar à capacidade máxima de operação, gerando mais 100 empregos diretos e totalizando em torno de 600 indiretos e diretos. 

“Esse passo foi extremamente importante. O processo começou há três anos e iniciamos a construção da fábrica há cerca de dois anos. Finalmente, a gente concluiu formalmente a inauguração no dia 15 de março. A nova fábrica aumenta a nossa capacidade para atender a demanda do mercado brasileiro, que é crescente, através dos nossos clientes. Também é um ponto importante para a expansão da operação da Bimbo para dentro da América Latina. O Brasil é só o início”, explicou o gerente-geral da Bimbo QSR Brasil, João Geraldo Ferreira.

A instalação da unidade fabril da Bimbo QSR em Pouso Alegre, segundo Ferreira, levou em conta a vocação da cidade no que se refere ao recebimento de organizações em um polo importante na área de saúde e outras. Outros pontos são os aspectos logísticos e de infraestrutura. Além disso, há qualificação de mão de obra.  

“Pouso Alegre reúne estas características que para a gente é muito importante, sobretudo em função do número de empregos gerados e a expectativa é gerar empregos adicionais até o final do ano. Hoje operamos em dois turnos, com cerca de 200 funcionários na operação. A expectativa é chegar até o final do ano com três turnos. A geração de empregos diretos é de aproximadamente 300, com isso totalizamos 600 indiretos e diretos”.

Ainda segundo Ferreira, a fábrica é hoje a mais moderna da América Latina. “Das plantas totais no Brasil, que são cinco, é a que oferece a maior capacidade. Pouso Alegre é um marco importante. Essa capacidade adicional tem como objetivo não só atender o Brasil, mas, eventualmente, a América Latina. Não divulgamos valores, mas foi o maior investimento feito até agora”.

A estimativa é que o mercado brasilerio siga aquecido, com demanda proveniente dos clientes de food service e quick service restaurants em alta e até mesmo expansão do número de lojas das redes. 

“Agora com, particularmente, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades, retirando a necessidade do uso de máscara, existe a expectativa de que mais consumidores venham consumir fora de casa. Outro ponto importante é a expectativa dos nossos clientes em termos de aberturas de novas lojas. Isso é importante não só para eles como para nós também”.   

Novos investimentos 

Em relação a investimentos em novas fábricas, a expectativa é que se o mercado se mantiver como o previsto para este ano e para um futuro próximo, vai haver necessidade de construção de uma nova fábrica não só para atender a demanda crescente no Brasil, mas também para a exploração de novos mercados na América Latina. 

“Com certeza, o Brasil é um país que entrará na disputa. Invariavelmente, o Brasil é o maior país da América Latina no que se refere a consumidores potenciais e população, então o mercado é extremamente promissor para os nossos produtos. Para os nossos clientes, o mercado, sobretudo para as multinacionais, é relevante e com esse potencial de consumo, muito provavelmente a próxima fábrica será no Brasil”, disse o gerente-geral da Bimbo QSR Brasil, João Geraldo Ferreira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas