Economia

Black Friday: 42% dos consumidores planejam fazer compras em novembro, aponta Serasa

Pesquisa também demonstrou que a maior parte dos brasileiros pretende se preparar financeiramente para a Black Friday
Black Friday: 42% dos consumidores planejam fazer compras em novembro, aponta Serasa
Foto: Paulo Pinto

Marcada para 28 de novembro deste ano, a Black Friday é um momento esperado para muitos consumidores que querem comprar itens com desconto. Em 2025, segundo um levantamento feito pela Serasa com a Opinion Box, 42% dos brasileiros devem aproveitar a data para fazer compras e 72% disseram fazer planos de compras para ocasião.

Apesar da pesquisa apontar que a maior parte dos brasileiros pretende se preparar financeiramente para a Black Friday, muitos ainda enfrentam dificuldades no controle dos gastos. Conforme o levantamento, cerca de 23% dos consumidores já ultrapassaram o limite do cartão de crédito em edições anteriores e 12% se endividaram ao tentar aproveitar os descontos.

Segundo o levantamento, 41% dos entrevistados indicaram que o preço é o principal fator de decisão para compra na Black Friday. Para o especialista em educação financeira da Serasa, Rodrigo Costa, a data pode representar tanto uma oportunidade quanto um risco.

“A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para quem se planeja, mas também um grande risco para quem confunde desconto com permissão para gastar mais. O ideal é comparar preços com antecedência, definir um limite de gastos e evitar parcelamentos longos, que comprometem o orçamento pelos meses seguintes”, afirma.

Saiba quais serão os produtos mais procurados na Black Friday

Os produtos de tecnologia lideram a lista de itens mais desejados entre as compras da Black Friday, com 41% dos entrevistados planejando comprar eletrônicos como celulares, TVs e computadores. Em seguida, aparecem os eletrodomésticos (35%) e o pagamento ou parcelamento de dívidas (32% e 25%), o que, segundo a Serasa, reflete a busca por reorganização financeira diante do cenário econômico.

Antes de realizar as compras, seis em cada dez consumidores afirmaram comparar preços para garantir o melhor negócio. As principais motivações para aproveitar a data incluem os descontos (39%), a compra de produtos já planejados (19%) e a reposição de itens de uso frequente (12%).

O e-commerce continua sendo o principal canal de compra, apontado por 47% dos entrevistados, seguido das lojas físicas (44%) e dos aplicativos de marketplaces (28%). O cartão de crédito parcelado será o meio de pagamento mais utilizado (44%), à frente do Pix (34%), crédito à vista (10%), boleto (8%) e débito on-line (3%).

“Educar-se financeiramente não é deixar de comprar e sim comprar com consciência. Quando o consumidor entende o próprio orçamento e faz escolhas alinhadas às suas prioridades, até a Black Friday pode se transformar em uma oportunidade de economizar e conquistar mais equilíbrio financeiro”, conclui Costa.

A pesquisa foi realizada entre 30 de setembro e 6 de outubro de 2025, com 1.200 entrevistados em todo o país e margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas