Economia

Mineiros devem antecipar compras do Natal na Black Friday, aponta FCDL

6 a cada 10 consumidores no Estado devem aumentar o consumo durante o mês
Mineiros devem antecipar compras do Natal na Black Friday, aponta FCDL
Seis a cada dez consumidores em Minas Gerais pretendem aumentar os gastos na Black Friday, com parte das compras destinada aos presentes natalinos, revela levantamento na FCDL-MG | Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

A Black Friday, uma das principais datas comerciais do País, promete aquecer o comércio em Minas Gerais, dando início às vendas do Natal. Seis a cada dez consumidores (67,1%) no Estado devem aumentar os gastos durante o período com parte das compras destinadas aos presentes de fim de ano.

Os dados fazem parte da pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG). O levantamento apurou que 43,7% pretendem comprar os presentes de Natal na Black Friday: número superior aos que planejam adquirir na primeira semana de dezembro ou em última hora.

Também em destaque, 69,5% dos entrevistados revelaram que pretendem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro) para adquirir produtos. Já 30,5% estão de olho nas promoções antecipadas que já acontecem desde o primeiro dia deste mês.

Nesse período, a preferência do consumidor mineiro é liderada pelas promoções em supermercados e hipermercados, despertando interesse de 16,4%. Em seguida, o levantamento aponta que segmentos de eletrônicos (14,9%), vestuário (13,4%) e farmácia (13,4%) também devem alavancar as vendas.

De acordo com o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, embora movimente em destaque esses segmentos, a data deve impulsionar comércios e serviços em múltiplas categorias. “O fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana”, observa o economista.

O levantamento também destaca que 48,8% dos consumidores afirmaram preferir comprar exclusivamente on-line, enquanto 40,2% devem utilizar tanto o ambiente físico quanto o digital. Para o economista, comércios multicanais saem na frente ao unir experiências digitais e físicas, que seguem sendo um diferencial principalmente para quem deseja fazer compras de última hora.

Crédito e 13º salário devem impulsionar compras

Parte do calendário comercial brasileiro desde 2010, a Black Friday deixou de ser oportunidade pontual e passou a integrar orçamento das famílias com melhores condições de preço. Segundo Silva, a data é uma excelente oportunidade para empresas aumentarem o faturamento e reduzirem a pressão do estoque.

“A Black Friday atinge a todos os públicos, especialmente aqueles em busca de boas promoções. O lojista pode testar preços, ações e novos produtos, além de rodar o estoque e fazer dinâmicas com as mercadorias”, destaca.

Outra vertente abordada no levantamento é a preferência de pagamento do consumidor em Minas Gerais durante a Black Friday. O cartão de crédito parcelado segue como o meio preferido de 53,7% dos entrevistados. Já 17,1% preferem cartão de crédito à vista; 13,4%, o Pix; 8,5%, o cartão de débito; e 7,3%, o dinheiro físico.

Somado ao crédito, o pagamento da primeira parcela do 13º salário, com prazo no dia 28, é considerado um fator importante para o consumo no varejo. O recurso extra busca fortalecer o poder de compra das famílias, ampliar o movimento no comércio e estimular campanhas promocionais em diversos segmentos, especialmente nas semanas que antecedem o Natal.

“Neste ano, o consumidor estará com mais recursos para diluir o impacto financeiro e isso pode reverter em melhores resultados”, conclui o economista.

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