Black Friday: 70% dos consumidores devem usar o Pix como forma de pagamento

A Black Friday, realizada neste ano no dia 29 de novembro, promete movimentar o varejo com 27% dos consumidores planejando gastar cerca de R$ 1 mil nas compras. A data, que marca o calendário do comércio com promoções, vai contar com a maioria dos pagamentos realizados via Pix em 2024.
Os dados são do levantamento da plataforma eletrônica OLX, que identificou que sete em cada dez entrevistados vão utilizar esta forma de pagamento.
O Pix também é a principal modalidade de pagamento prevista pela metade dos microempreendedores individuais (MEI) do País, segundo pesquisa do Sebrae. Para 48% dos MEIs, o sistema já é responsável por mais de 51% de toda a receita gerada pela venda de produtos ou serviços.
“A facilidade de transação aproxima esse segmento das movimentações bancárias e das instituições financeiras, o que facilita o acesso a crédito, pois a falta de informações precisas sobre a realidade financeira dos microempreendedores individuais é a maior barreira para que os bancos avaliem melhor o limite de crédito e o risco desses clientes”, diz o gerente de Serviços Financeiros do Sebrae, Valdir Oliveira.
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Confira as dicas para seu negócio na Black Friday
Para se destacar no Black Friday, de acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, os donos de pequenos negócios precisam estar preparados para o momento – tanto para as lojas físicas, quanto para as vendas digitais.
Veja algumas dicas:
- Gestão de estoques;
- negociação com fornecedores;
- parcerias com empresários vizinhos e potenciais parceiros;
- capacitação da equipe;
- organização do ambiente.
O especialista ainda aconselha que os comerciantes estejam atentos ao estoque. “Só consegue vender bem quem compra bem. O empresário não consegue vender bem tendo prejuízo. Por isso, negociar boas condições com os fornecedores é fundamental”, analisa.
Após a Black Friday, ainda é importante tomar ações para concretizar a fidelização dos clientes. Conforme explica Enio Pinto, é preciso cuidar muito bem da presença digital da empresa.
“O mercado hoje é físico e digital, tudo junto e misturado. Por isso, a presença digital do negócio tem que estar consolidada. O que significa ter um conteúdo atraente no Instagram, fazendo sempre o link para o WhatsApp, onde ele vai fechar as vendas”, exemplifica.
(Com informações da Agência Sebrae)
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