Black Friday gera expectativas diferentes entre os setores da indústria em Minas

A chegada da Black Friday tem gerado expectativas distintas entre os setores da indústria de Minas Gerais neste ano. Se por um lado, a indústria calçadista revê as expectativas de produção para baixo, devido a uma postura mais cautelosa dos lojistas em relação às vendas, o segmento de joias obteve resultados acima do esperado, com crescimento de até 10%.
O vice-presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Bruno Duarte, explica que o polo obteve um crescimento de 3% no ano passado em relação ao ano anterior, mas que, neste ano, a tendência é que o incremento seja menor.
Primeiro, a já conhecida dificuldade que acomete não somente o setor calçadista, mas diversos segmentos da economia mineira – a falta de mão de obra qualificada. A lacuna na força de trabalho por si só, pontua, limita a capacidade produtiva do polo de Nova Serrana.
Segundo e ainda mais importante, é um planejamento de vendas mais conservador dos lojistas, receosos de que este ano a Black Friday não vai atrair o mesmo volume de vendas de calçados de outrora. Ele considera que o momento seja reflexo do alto endividamento das famílias, que, por consequência, inibe o consumo.
“O setor vem sofrendo com a queda no varejo, na ponta final de todo o processo do calçado. Isso afetou muito, principalmente em setembro, os recebimentos por parte dos lojistas. Eles estão mais receosos, não receberam o que podiam”, explica Duarte.
Mesmo com encomendas mais fragmentadas para o polo de Nova Serrana, o vice-presidente do Sindinova não acredita que o polo calçadista registre nos balanços das fábricas uma queda que faça inverter o crescimento de 3% obtido no ano passado em relação ao ano anterior. Ainda assim, a revisão de resultados foi totalmente diversa do esperado no início do ano.
“Chegamos até relativamente bem, todo polo, até o mês de agosto, com as dificuldades normais que todo ano tem. O que a gente sentiu e está sentindo um pouco mais dificuldade agora é no último trimestre, que nem começou, ‘começou’ em setembro”, lamenta.
Apesar dos pesares da Black Friday, o representante do polo calçadista de Nova Serrana não entrega os pontos para o pessimismo e acredita numa possibilidade de reversão logo no início do próximo ano. “Não foi a primeira vez que nós passamos por isso, não vai ser a última e se os lojistas acertarem em ser conservadores, em janeiro vamos ter os estoques das lojas mais baixos e vamos ter uma possibilidade de um primeiro trimestre de 2026 muito bom”, disse.
Mesmo com cotações recordes, Black Friday ainda é oportunidade para joias de ouro
Já para o segmento joalheiro a Black Friday deste ano foi inversamente proporcional. A vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais (Sindijoias-MG), Graciele Reis, celebra um resultado expressivo na produção.
“A gente está vendo de forma positiva, porque houve um acréscimo com essa demanda, na expectativa de que realmente a Black Friday vá acontecer para o nosso consumidor final”, afirma. “Vou aproximar para algo na faixa de 10% do ano passado para agora. E temos uma expectativa muito grande ainda que muita revendedora, lojista, vai acabar de abastecer agora com o Minas Trend, na semana que vem”, completa.
O resultado das encomendas para a Black Friday, ressalta, ficou acima do esperado pelo segmento. E o movimento deve-se muito à cotação do ouro, matéria-prima essencial para a indústria joalheira, já que o metal precioso tem batido cotações recordes nos últimos anos.
“Estamos com uma cotação muito alta. Acaba que, nosso segmento, o consumidor final não vai deixar de comprar aquele adorno, aquela peça sentimental, fundamental para o look da festa de final de ano. Ele vai acabar substituindo dentro da nossa categoria o colar que vai querer, que pode adquirir”, explica a vice-presidente do Sindijoias.
Ainda que a cotação do ouro nas alturas impulsione a venda de bijuterias e folheados, Graciele Reis pontua que as promoções encontradas na Black Friday também criam oportunidades para o setor encontrar novos clientes para itens do metal precioso. “Para o segmento do ouro é uma excelente oportunidade para vencer essa outra essa objeção econômica que passa pelo mercado nacional e internacional”, argumenta.
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