Economia

Black Friday na internet já atrai interesse de 80% dos brasileiros

Eletrônicos lideram a lista de produtos a entrar para o carrinho de compras on-line
Black Friday na internet já atrai interesse de 80% dos brasileiros
Crédito: Amanda Perobelli/Reuters

Quase 80% dos brasileiros estão com a intenção de comprar produtos pela internet por conta das promoções de Black Friday. A data é marcada por descontos em Minas Gerais e em todo o País como cultura importada dos Estados Unidos. 

Um levantamento da empresa Nielsen mostra que as compras on-line viraram grande realidade na pandemia. No entanto, no pós-pandemia a prática continua entre os consumidores que preferem procurar pelos seus produtos favoritos pelo computador ou pelo celular. 

Uma outra pesquisa, encomendada pelo Google à empresa Offerwise, ouviu 500 brasileiros entre as classes A, B e C, identificando quais os produtos lideram o ranking dos favoritos a entrar para os carrinhos de compras on-line

Cerca de 86% dos internautas afirmam que já estão pesquisando por eletrônicos, com destaque para consoles e jogos. Já 85% dizem que estão pesquisando por celulares e 83% por TVs. Os computadores, tablets e periféricos representam 80% das buscas. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


como intenção de compra, a pesquisa da Offerwise também perguntou aos consumidores quais os produtos que eles pretendem comprar em categorias populares. Os eletrodomésticos e eletroportáteis foram os mais mencionados entre os entrevistados. No caso de eletrodomésticos, os destaques ficam para fogões e cooktops, desejados por 44%. Em seguida, aparecem micro-ondas com 40% e geladeira com 38%. Quanto aos eletroportáteis, o produto ainda na moda é a Airfryer, com expressivos 56% dos brasileiros. Em seguida, aparecem itens como batedeira, liquidificador e o aspirador de pó, desejado por 36% dos entrevistados.

Copa do mundo 

O diferencial da Black Friday deste ano é que ela apresenta um novo estímulo para as compras. Com a proximidade da Copa do Mundo, que será realizada no Catar, a pesquisa apurou que 26% dos internautas pretendem comprar alimentos para acompanhar os jogos. Cerca de 25% pretendem comprar bebidas. Já 19% apostam em roupas e acessórios temáticos em alusão ao Mundial, enquanto 17% preferem investir em artigos oficiais, como camisas da seleção brasileira. 

A pesquisa também identificou que 21% dos entrevistados afirmaram já ter comprado roupas pensando na preparação para os jogos da Copa do Mundo. E, quanto à intenção em assistir às transmissões dos jogos, 92% das pessoas pretendem comprar aparelhos televisores.

Classes

A pesquisa também avaliou os interesses por classes econômicas. Para os internautas das classes A e B, o destaque vai para o fogão e cooktop, com 56% de representatividade. O ar-condicionado aparece com 41%, seguido pelo micro-ondas com 34%. Já a preferência da classe C é o micro-ondas, que soma 43% das intenções dos entrevistados, seguido por 42% que desejam comprar uma geladeira nova e 39% que pretendem procurar por promoções de fogões e cooktops.  

Já em relação aos eletroportáteis, as classes A e B desejam em primeiro lugar a compra de uma Airfryer, o que representa 65% das intenções de compra. Em segundo lugar ficou a panela elétrica, pensada por 39% dos entrevistados. Em terceiro, surge o aspirador de pó, com 37%. Para a classe C, a Airfryer também é favorita, escolhida por 49%, seguida por grill e sanduicheira com 38%, e na terceira posição ficaram empatados batedeira e liquidificador, com 35%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas