Economia

Black Friday: conheça o padrão de consumo de cada geração para a data

As empresas precisam adotar estratégias multicanais que atendam às necessidades específicas de cada geração
Black Friday: conheça o padrão de consumo de cada geração para a data
Segundo pesquisa, geração Z é a que mais utiliza redes sociais para encontrar promoções (50%). Foto: Divulgação Ecglobal

Faltando pouco mais de dois meses para a Black Friday no Brasil, marcada para o dia 29 de novembro, um estudo feito pela Ecglobal, empresa de consumer insights da Haus, revela padrões distintos de comportamento entre as gerações com foco na forma como cada grupo planeja e realiza suas compras.

De acordo com os dados do levantamento, pessoas entre 28 e 59 anos demonstram maior nível de preparação para as compras, sendo que 40% dos representantes da geração X e 32% dos millennials pesquisam com mais de 30 dias de antecedência para ir às compras durante a Black Friday.

Embora a geração nascida após 1997 tenha menos planejamento prévio, ela alcança maior satisfação com suas compras: 91% das pessoas entrevistadas nessa faixa etária relataram encontrar ofertas irresistíveis, 6% a mais que a geração Y, por exemplo.

Segundo a CEO e fundadora da Ecglobal, Adriana Rocha, o consumidor moderno está mais exigente. “Ele faz pesquisas detalhadas e tem expectativas elevadas, o que pode resultar em frustração. Para criar um relacionamento sólido com diferentes perfis de compradores, é fundamental adotar estratégias multicanais que atendam às necessidades específicas de cada grupo geracional ao longo de toda a jornada de compra”, considera.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outro dado apontado pelo levantamento é a preferência por canais de pesquisa. A geração Z é a que mais utiliza redes sociais para encontrar promoções (50%), seguida pelos millennials (43%), enquanto pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 1946 apresentam uma adesão menor.

O púbico 60+ ainda demonstra forte preferência por lojas físicas, com 47% utilizando esse formato de ir até o local para checar os preços dos produtos que tem interesse.

Quando o assunto é a forma de pagamento na Black Friday, o cartão de crédito é a primeira escolha ao pagar as compras em todas as idades. A geração Z é a que mais utiliza o Pix, com 57%, seguida pela geração Y (46%), geração X (41%) e os baby boomers (32%).

Já pagamento digital é menos comum entre os baby boomers (3%) e cresce entre as gerações mais novas, atingindo 12% de adesão entre os mais jovens. Por sua vez, o uso de criptomoedas é limitado, mas já representa 6% da geração Z e 4% da geração Y.

O estudo foi realizado com base em mil participantes, sendo 175 pessoas da geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), 341 da Y ou millennials (1981 a 1996), 330 da X (1965 a 1980), e 154 dos baby boomers (1946 a 1964).

Marcas preferidas na Black Friday

A Americanas continua liderando o Top of Mind, mas a popularidade da varejista tem diminuído nos últimos anos. Em contrapartida, Amazon e Mercado Livre ganharam destaque significativo no ano passado e neste ano.

A geração Z demonstra uma preferência acentuada pela Amazon, enquanto a geração X e os baby boomers mencionam a Samsung com mais frequência.

Segundo Adriana Rocha, oferecer recursos personalizados que facilitem a busca, escolha e compra, com ações bem estruturadas antes, durante e após o processo, reduz o tempo de decisão e fortalece a presença da marca.

“Além disso, diversificar as opções de pagamento e criar promoções exclusivas são passos essenciais para engajar e fidelizar clientes de diferentes faixas etárias”, explica a CEO e fundadora da Ecglobal.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas