Economia

Black Week movimenta varejo físico e negócios das PMEs

Após quedas expressivas em 2021 e 2022, no final de semana da data as vendas também aumentaram neste ano
Black Week movimenta varejo físico e negócios das PMEs
Brasileiros se mostraram mais receptivos em gastar no varejo físico durante a Black Week de 2023 | Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

O varejo físico registrou resultados positivos durante a Black Week de 2023 no Brasil. Na semana de 20 a 26 de novembro houve crescimento de 1,9% nas vendas em comparação com o período destinado às promoções no ano passado, que foi de 21 a 27 de novembro. Segundo os dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o número é o maior registrado para a data desde 2020, quando bateu alta de 0,6%.

Já durante a Black Friday, que considera só o final de semana de 24 a 26 de novembro, após registrar quedas expressivas em 2021 e 2022, o aumento das vendas foi de 3,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“A retração da taxa de juros e a proximidade com as datas comemorativas incentivou os consumidores a gastarem um pouco mais. Essa situação pode continuar positiva à medida em que os indicadores diminuam, assim como o desemprego no país”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Atividade do comércio na Black Week – Série histórica

Faturamento do comércio on-line na Black Week

As pequenas e médias empresas (PMEs) on-line não ficaram para trás e registraram faturamento significativo de R$ 163,5 milhões durante a Black Week, o que representou um crescimento de cerca de 45% em comparação a 2022. Pesquisa da plataforma Nuvemshop mostra que foram comercializados 2,5 milhões de produtos, com um tíquete médio de R$ 262,80. Os itens mais vendidos na semana de promoções foram temperos, granola, creatina, relógios, óculos de sol, camisetas e biquínis.

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Entre os estados que mais se destacaram em faturamento estão São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, enquanto os meios de pagamento mais utilizados foram cartão de crédito (53% dos pedidos) e Pix (39%). O setor de moda liderou o faturamento com R$ 72 milhões, seguido por saúde & beleza, que faturou R$ 13 milhões e casa & jardim com R$ 8,5 milhões.

Com média de descontos de 25% oferecidos pelos lojistas, o levantamento mostra que as estratégias de vendas também se adaptaram aos canais on-line. Das compras geradas pelas redes sociais, 92% vieram do Instagram, enquanto 79% dos consumidores optaram por dispositivos móveis para realizar as compras online.

“A adaptação do varejo online brasileiro em relação à Black Friday se consolida nos dados, mostrando que maiores períodos promocionais fazem sucesso com os consumidores. A Black Week teve uma grande movimentação em pedidos nas PMEs online, garantindo maiores faturamentos para este final de ano”, comenta a gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, Marcela Orlandi.

*Estagiária sob a supervisão da edição

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