Com boa expectativa para encontro de Lula e Trump, Minas lança plano para comércio exterior

O governo do Estado lançou nesta terça-feira (30) o Plano Estadual de Comércio Exterior de Minas Gerais, um conjunto de políticas públicas junto ao setor privado para ampliar as exportações mineiras e diversificar mercados no exterior.
A gestão estadual lança o plano em um momento que pode ser crucial para o Estado e o País em meio ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, com a possibilidade do encontro do mandatário norte-americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mencionada pelo próprio presidente dos EUA na última semana, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Desenvolvido pela Sede, o plano estadual de comércio exterior estabelece entre os objetivos a redução da dependência econômica do mercado interno e de mercados internacionais específicos, além de indicar ações para desburocratizar as operações de exportação e importação.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Mila Corrêa da Costa, destacou que o governo mineiro tem expectativa de que mais produtos da pauta exportadora do Estado entrem na extensa lista de exceções ao tarifaço após o encontro entre os dois presidentes.
“Nós estamos na expectativa de que isso renda frutos para Minas, já que o fato de nós termos mais de 700 itens retirados agora no início de agosto pelo governo norte-americano nos auxiliou muito. O impacto na economia mineira teria sido muito maior se não fosse a retirada pelo governo norte-americano e ainda temos alguns setores impactados, então a gente tem uma ótima expectativa de que essa negociação venha a beneficiar o estado de Minas Gerais”, declarou a titular da Sede.
Confira algumas das ações propostas pelo plano de comércio exterior de Minas Gerais
- ampliação da divulgação das oportunidades de negócios internacionais,
- aumento do número de missões comerciais para mercados estratégicos,
- capacitações,
- atração de eventos de negócios internacionais,
- realização de uma feira internacional de negócios
- promoção da cultura exportadora em eventos do setor produtivo.
O governador Romeu Zema (Novo) apontou que, com o plano, o Executivo estadual quer apoiar os empresários a terem mais uma alternativa de faturamento em moeda estrangeira nas suas empresas.
Zema ressaltou ainda que o e-commerce tem facilitado as vendas para o exterior e que o governo busca impulsionar o comércio internacional das empresas mineiras através de missões internacionais.
“Nós queremos que principalmente o pequeno, microprodutor também tenha acesso ao mercado internacional. Nós temos excelentes produtos artesanais aqui, como o queijo artesanal mineiro, a nossa cachaça, o próprio artesanato mineiro e vários outros produtos que podem estar atingindo o mercado internacional”, declarou.
O governador pontuou ainda que o plano estadual de comércio exterior visa não somente a ampliação das exportações, como também agregar valor aos produtos exportados.
Mila Corrêa da Costa afirmou que o plano vem sendo desenvolvido pela secretaria há algum tempo e que seu lançamento é extremamente oportuno neste momento, em que o Brasil sofre as consequências do tarifaço.
Ela revelou que em breve o governo estadual divulgará os detalhes das linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) voltadas para aumentar o acesso de micro, pequenas e médias empresas ao comércio exterior, além de benefícios para empresas mineiras afetadas pelo tarifaço que envolvem a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
“O estado brasileiro vive uma tarifação adicional vinda do governo norte-americano, portanto, o plano de comércio exterior, como tem cinco eixos, um deles é a diversificação de mercados, a internacionalização de setores importantes da economia mineira, acaba sendo uma resposta importante para este momento que nós estamos vivendo”.
Ouça a rádio de Minas