Economia

BR-040: concessão da Rota dos Cristais recebe quatro propostas; leilão será nesta quinta (26)

Trecho de 594,8 quilômetros da BR-040 será leiloado na estreia do BTG Pactual em leilões rodoviários
BR-040: concessão da Rota dos Cristais recebe quatro propostas; leilão será nesta quinta (26)
Contrato terá duração de 30 anos e a concessionária vencedora terá que investir R$ 12 bilhões na rodovia | Crédito: Divulgação Dnit

O leilão de concessão da Rota dos Cristais, trecho de 594,8 quilômetros (km) da BR-040 que liga Belo Horizonte até Cristalina (Goiás), será disputado por quatro grupos. Conforme o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e relator do projeto, Felipe Queiroz, a 4UM/Opportunity, CCR, Vinci e BTG entregaram propostas para participar do certame.

“É um projeto muito interessante, não à toa teremos quatro concorrentes, mais do que os leilões anteriores mais próximos, quando tivemos no máximo três. Isso denota que o projeto está bem estruturado e que é um contrato que certamente vai gerar bons frutos para a sociedade, principalmente dos municípios que são cruzados pela rodovia, e para o concessionário”, destaca.

Agendada para as 14h da próxima quinta-feira (26), na B3, em São Paulo, a sessão pública marcará a estreia do BTG Pactual em leilões rodoviários. O banco de investimentos, um dos maiores da América Latina, participou de outras disputas, mas como corretor representante.

A francesa Vinci será mais uma estreante. Uma das líderes mundiais em concessões, a operadora europeia é forte no Brasil na administração de aeroportos, e atua nas estradas brasileiras desde 2022, quando adquiriu 55% de participação na Entrevias, gestora de 570 km de vias que cortam o estado de São Paulo – entretanto, nunca concorreu em um leilão de rodovias.

Para Queiroz, esses dois entrantes demonstram a solidez do projeto em questão e a credibilidade do programa de concessões do governo federal. O diretor da ANTT sublinha que o interesse dos novos players coroa o fato da concessão ter atraído um relevante número de participantes.

Atores conhecidos nos leilões

Concorrendo com a Vinci e o BTG, estarão figuras que já estiveram na B3. O Banco Opportunity, um dos maiores gestores de recursos do País, e a gestora 4UM Investimentos, que se uniram para disputar o leilão da BR-040, foram adversárias, em agosto, no certame do trecho da BR-381 entre a capital mineira e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce – vencido pela última empresa.

Por sua vez, a CCR é um dos principais atores do mercado de concessões brasileiro, atuando em aeroportos, rodovias e mobilidade. No segmento rodoviário, atualmente, o grupo administra mais de 3,6 mil km da malha nacional em cinco estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Outro participante conhecido nos leilões, mas que ficou de fora dessa vez, foi a EPR. Havia a expectativa de que o grupo também entregasse proposta para a Rota dos Cristais, uma vez que assumiu, no mês passado, o trecho da BR-040 que faz a ligação de Belo Horizonte a Juiz de Fora, na Zona da Mata, e disse à reportagem, em julho, que estava monitorando os demais projetos.

Detalhes da concessão da rodovia e benefícios previstos no projeto

A outorga da BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina, será concedida ao grupo que apresentar a menor tarifa de pedágio no leilão somado à maior curva de aporte. O contrato terá duração de 30 anos e a concessionária vencedora terá que investir R$ 12 bilhões na rodovia neste período, somando R$ 6,4 bilhões em obras de infraestrutura e R$ 5,4 bilhões em custos operacionais.

Entre as principais melhorias previstas na concessão, estão:

  • duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário;
  • construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais;
  • instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna;
  • implementação de dois pontos de parada de descanso (PPDs).

“Questões importantes serão resolvidas com este contrato. Na chegada em Belo Horizonte tem previsão de alargamento e faixas adicionais naquele trecho já duplicado; tem dez quilômetros de duplicação previstos; praticamente dois terços do trecho vão receber faixas adicionais”, realça o diretor da ANTT relator do projeto, enfatizando que as terceiras faixas possibilitam uma fluidez no tráfego, aumentam a eficiência logística e diminuem o risco de acidentes.

Queiroz também ressalta que a concessão prevê a criação de 91,1 mil empregos, entre diretos e indiretos, além da geração de efeito-renda. E pontua que, a cada um dólar investido em infraestrutura, são gerados três dólares de investimentos na economia, segundo o Banco Mundial.

Projeto da BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, está no TCU

Após o leilão da BR-040, entre a capital mineira e Goiás, na próxima quinta (26), o governo federal tentará relicitar mais um segmento da rodovia: de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, com 218,8 km. O diretor-relator da ANTT, Felipe Queiroz, diz que o projeto está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que tem pressa para que o plano avance.

Segundo Queiroz, é desejado celeridade no processo de relicitação, porque o contrato atual, com a Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio de Janeiro (Concer), é operado por força judicial. Conforme o dirigente, depois da Corte analisar, o projeto pode sofrer eventuais ajustes e o edital será publicado. Como o prazo entre a publicação do documento e o leilão de concessão é de cem dias, o certame deve ocorrer no início do segundo trimestre de 2025, de acordo com ele.

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