Novos viadutos, ciclovias e passarelas na BR-040: veja o que muda com a concessão

Com a concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, oficializada ao Grupo EPR, uma série de intervenções e melhorias no trecho de 232,1 quilômetros da rodovia estão previstos para os próximos anos. A empresa tem 30 dias para iniciar as operações, e até um ano para concluir as intervenções emergenciais e serviços imediatos.
Estes serviços incluem oferecer atendimentos médicos e mecânicos, monitorar a via por meio de centro de controle, remover imperfeições, como buracos e trilhas de roda, e recompor a sinalização defeituosa. Mas além disso, a agora chamada EPR Via Mineira deverá investir R$ 8 bilhões na infraestrutura rodoviária, que abrange 15 municípios, pelos próximos 30 anos.
“Logo nos primeiros dias de operação, o usuário perceberá as mudanças iniciais na rodovia. Além de garantir assistência imediata em casos mecânicos e de saúde, a concessionária também iniciará trabalhos de revitalização no asfalto e na sinalização. A expectativa com esse contrato é assegurar uma rodovia mais fluida e segura, modernizando e melhorando a infraestrutura viária da região, oferecendo aos usuários mais eficiência e conforto no trajeto”, explica o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
A assinatura foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (5), um dia após a Justiça Federal derrubar a liminar que suspendia a oficialização do contrato de concessão.
Veja o que prevê a nova concessão:
- duplicação de quase 164 km;
- 42 km de faixas adicionais;
- 15 km de vias marginais;
- 34 correções de traçado;
- 14 viadutos;
- 57 pontos de ônibus;
- uma rampa de escape;
- 14 km de ciclovias;
- 17 barreiras acústicas;
- 7 caixas para produtos perigosos;
- 11 passagens de fauna;
- implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD);
- 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- e 8 passarelas.
Além disso, está prevista a instalação de novas luzes em trechos com curvas côncavas de baixa visibilidade; um sistema de análise de tráfego; detecção automática de incidentes; 117 câmeras de circuito fechado de TV e 20 em passarelas; um sistema de monitoramento meteorológico; três ambulâncias Tipo C e duas Tipo D.
“Estamos diante de um marco significativo na modernização da BR-040, um projeto que reflete nosso compromisso com a segurança e eficiência nas concessões rodoviárias. Este conjunto de melhorias tecnológicas está alinhado com nossa visão de não apenas promover a fluidez, mas também garantir a segurança e o conforto para todos os usuários da rodovia”, afirmou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.
Pedágio sem cancela
O contrato também inclui a possibilidade de migrar do sistema de cobrança convencional para o eletrônico através do sistema de livre passagem (Free Flow), conhecido como pedágio sem cancela.
Vale lembrar que a cobrança nas praças de pedágio ocorrerá somente após a revitalização completa das estruturas e instalação de sistema de comunicação, sujeita à vistoria técnica da ANTT. Após a conclusão das obras, a EPR solicitará à Agência a realização da vistoria. Portanto, ainda não é possível prever o início do pagamento das tarifas, que dependerá da etapa de recuperação das estruturas.
(Com informações da ANTT)
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