Concessionária instala radares que acompanham trajeto de veículos na BR-050 em Uberaba

A concessionária Eco050, que administra a BR-050, iniciou, nesta semana, em caráter experimental, a operação de dois radares que medem a velocidade média dos veículos que trafegam pela rodovia em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Os equipamentos foram instalados em um trecho de 11 quilômetros na região e vão detectar, de forma automática, usuários que ultrapassarem os limites de velocidade no percurso.
Com o início da operacionalização, a BR-050 será a primeira rodovia federal concessionada a contar com esse sistema de monitoramento.
Para divulgar a tecnologia aos usuários, a Eco050 e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) têm realizado ações educativas na via desde a segunda-feira (14), quando o sistema começou a operar. O intuito é abordar e orientar os motoristas flagrados em velocidade acima da permitida.
Como funcionam os novos radares na BR-050
O monitoramento vai acontecer por meio de dois radares inteligentes instalados nos quilômetros 171 e 182, entre Uberaba e Delta, também no Triângulo.
Segundo a concessionária Eco050, os equipamentos estão integrados a um sistema que registra os horários das passagens dos veículos e, com base no tempo gasto entre um ponto e outro, eles calculam a velocidade média do deslocamento de forma automática.
“O limite de velocidade no trecho monitorado é de 80 km/h. Respeitando esse limite, o usuário leva, no mínimo, oito minutos para percorrer os 11 quilômetros. Caso ele conclua o trajeto em um tempo menor do que esse é porque, em algum momento, ultrapassou a velocidade permitida”, detalha o gerente de Operações da Eco050, Bruno Araújo Silva.
Quais as vantagens do novo modelo em relação ao método de fiscalização tradicional?
Segundo Silva, o monitoramento tradicional é baseado na infração flagrante, ou seja, naquela que é capturada apenas no momento em que o usuário passa pelo radar.
Ainda na fiscalização tradicional, caso o motorista tenha percorrido todo o trajeto em uma velocidade muito acima da permitida, ainda é possível que ele escape do flagra, segundo o gerente de Operações da Eco050. Diferentemente do que ocorre no novo modelo.
“Caso ele desacelere o veículo próximo ao aparelho com o sistema de velocidade média isso não tem como acontecer. É como se aumentássemos a área fiscalizada, obrigando o usuário a respeitar o limite da rodovia durante todo o trajeto”, diz.
Sistema para novos radares oferece mais segurança
Ao garantir maior respeito às leis de trânsito, o monitoramento por velocidade média também aumenta a segurança dos usuários na rodovia.
Países que já utilizam o sistema, como a Itália, por exemplo, registraram redução de até 50% na quantidade de mortes por acidentes viários nos primeiros 12 meses após a implementação.
“Boa parte dos acidentes que registramos na BR-050, em Uberaba, tem como causa o excesso de velocidade. Por isso acreditamos que o monitoramento por velocidade média pode contribuir bastante para o aumento da segurança viária no trecho, já que é uma tecnologia que faz o motorista respeitar mais os limites da via”, afirma o inspetor chefe da PRF em Uberaba, José Rocha Neto.
Já o gerente de Operações da Eco050, Bruno Silva, elenca, ainda, outras vantagens do novo sistema para os motoristas.
“Como o usuário tem de manter uma velocidade constante, sem precisar frear bruscamente e acelerar, como nos radares fixos, é possível evitar desgastes nas pastilhas dos freios e nos sistemas de embreagem do veículo. Outro benefício está na economia de combustível gerada ao se manter uma velocidade mais baixa e constante, o que acrescenta ainda para o meio ambiente, com uma menor emissão de CO2”, diz.
Blitze educativas
Com o início do monitoramento, a concessionária vai fazer o monitoramento dos dados e, em parceria com a PRF, estabelecer uma rotina de blitze educativas, a fim de conscientizar os usuários que trafegam pelo trecho sobre os riscos do excesso de velocidade.


A Eco050 também irá trabalhar junto aos órgãos fiscalizadores, como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para regulamentar a tecnologia para usos fiscalizatórios.
Dessa forma, será possível aplicar sanções aos motoristas flagrados acima do limite permitido na via, o que ainda não é possível com o sistema de velocidade média, usado apenas para fins educativos.
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