Brasil deve gerar 500 mil empregos temporários ao longo do segundo trimestre

O Brasil deve registrar cerca de 500 mil novas vagas de empregos temporários ao longo do segundo trimestre. É o que apontam estimativas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).
Dentre os fatores que deverão impulsionar as contratações estão os Dias das Mães e dos Namorados.
No caso de Minas Gerais, o diretor regional da Asserttem no Estado, Glaucus Botinha, explica que a expectativa é de manutenção dos resultados apresentados no mesmo período do ano anterior. Ele destaca que a economia tem performado bem, mas ainda apresenta algumas dificuldades, como a taxa de juros em níveis acima do esperado.
O presidente da Asserttem, Alexandre Leite Lopes, pondera que ainda é possível observar um clima de preocupação com a economia por parte dos empresários brasileiros. “Por isso, a projeção é cautelosa para os meses de abril, maio e junho deste ano”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Lopes relata que historicamente o trabalho temporário tende a antecipar o que vai acontecer no mercado de trabalho, bem como na economia de forma geral. “Isso porque as empresas se apoiam no regime jurídico de contratação para atender às demandas extraordinárias de acordo com o que planejam entregar para os meses seguintes”, diz.
Pontos fortes de Minas Gerais
Já Botinha lembra que Minas possui um histórico de acompanhar a lógica nacional, repetindo o mesmo desempenho apresentado pelo restante do País. Segundo ele, o Estado tende a se diferenciar em alguns setores da economia que possuem mais destaque na região. Dentre eles estão a indústria de mineração e siderurgia e também o setor automotivo.
Além disso, Minas Gerais conta com algumas regiões com grande potencial econômico, como é o caso do Sul do Estado, que voltou a ser um polo atrativo de mão de obra. Ele cita exemplos como as cidades de Poços de Caldas, Três Corações e Pouso Alegre, que são municípios mineiros com plantas industriais voltadas, principalmente, para produção de itens de linha branca, como o ar-condicionado.
Outros pontos fortes de Minas citados pelo diretor regional são as áreas de logística e serviços, com uma forte presença de grandes atacadistas e marketplaces. E também o polo de agronegócio e logística localizado no Triângulo Mineiro. “São esses os setores que se destacam aqui em Minas”, completa.
Pontos fortes no cenário nacional
No cenário nacional, os setores que deverão puxar as contratações temporárias são: Indústria (45%), seguido pelo de Serviços (35%), Comércio (15%) e outros (5%). Outro fator de destaque, segundo o presidente da associação, são as datas sazonais como o Dia das Mães e Dia dos Namorados. Elas devem garantir maior volume de vagas na indústria têxtil; de linha branca; eletroeletrônica; e de logística, puxada principalmente pelo comércio on-line.
O diretor regional da Asserttem em Minas Gerais reforça que essas datas comemorativas tendem a impulsionar a geração de empregos temporários no Brasil, principalmente no comércio, em todos os estados. Assim como Lopes, ele também cita o comércio on-line como um dos grandes destaques, principalmente, nos últimos cinco anos.
Botinha ressalta que esse desempenho das vendas on-line também impacta em outros setores da indústria. “Quando nós falamos do Dia das Mães ou do Dia dos Namorados, nós estamos falando de toda uma cadeia, não só da logística, mas também da indústria que fornece todo esse insumo e todos esses produtos que irão movimentar a economia e as vendas durante esse período”, explica.
Bons resultados no 1º trimestre
De acordo com dados da Asserttem, o Brasil registrou aproximadamente 780 mil novas vagas de empregos temporários entre os meses de janeiro e março de 2024. Isso representa um avanço de 6% na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.
O presidente da instituição explica que houve um deslocamento produtivo ao longo dos três primeiros meses do ano. “Ou seja, a cautela do empresário o fez antecipar sua produção e, consequentemente, as contratações temporárias. O que resultou nesse incremento de 6%”, completa.
Baseado nessas informações, a associação espera um período de estabilidade no volume de vagas temporárias ofertadas no primeiro semestre do ano frente aos primeiros seis meses de 2023, quando foram geradas mais de 1,2 milhão de vagas de emprego temporárias.
O diretor regional da Asserttem em Minas avalia que o desempenho no Estado ao longo do primeiro trimestre seguiu a mesma linha do ano passado, com a manutenção dos resultados apresentados em 2023. De forma geral, Botinha demonstra estar otimista e ressalta que Minas Gerais tem se tornado um grande polo de atração de investimentos, na comparação com os demais estados brasileiros.
“Particularmente, eu sou muito otimista com Minas e acho que nós estamos sempre um pouco acima da média nacional ou, pelo menos, batendo de frente com São Paulo e alguns estados do Sul, quando estamos falando de atração de investimentos. E isso reflete, obviamente, nas oportunidades de vários empregos”, conclui.
Ouça a rádio de Minas