Mais de 60% dos brasileiros pretendem gastar até R$ 3 mil na Black Friday

O consumidor brasileiro tem se preparado cada vez mais cedo para a Black Friday. A pesquisa de intenção de compras, realizada por Tray, Bling, Melhor Envio e Vindi, marcas da LWSA (antiga Locaweb), com mais de 3 mil pessoas em todo País, mostra que 62% dos consumidores pretendem gastar até R$ 3 mil nas promoções, enquanto 64,3% planejam as compras, 44% têm guardado dinheiro nos últimos meses e 20,3% vão reservar parte do 13º salário para aproveitar as ofertas.
De acordo levantamento, 96% dos consumidores planejam fazer compras on-line voltadas para a data. Deles, 87% realizaram compras no mesmo período em 2023. Entre os produtos mais buscados, 51% afirmaram que devem comprar eletrônicos (smartphone, computadores, TVs), 46% planejam a compra de roupas e 45% querem adquirir eletrodomésticos.
A maior parte dos consumidores (75%) disse que pretende fazer compras para a Black Friday em marketplaces, seguido por sites próprios das marcas e quanto a forma de pagamento, 75% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, 23,2% com pix e 83% pretendem parcelar as compras em até 12 vezes.
“Na Black Friday, o parcelamento no cartão de crédito é o preferido por consumidores devido à possibilidade de diluir pagamentos sem comprometer o orçamento, além de maximizar benefícios como milhas e cashback. A confiança no cartão de crédito e a popularidade crescente do pix, que oferece conveniência e gratificação instantânea, são fatores que destacam um consumidor que busca flexibilidade e controle financeiro”, diz a diretora de Payments da Vindi, Monisi Costa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ela ressalta que, do lado dos lojistas, essas modalidades aumentam o tíquete médio, eliminam objeções de compra e garantem liquidez imediata, o que especialmente útil em períodos de alta demanda.
Redes sociais são atrativas
A pesquisa de intenção de compra para Black Friday 2024 mostra que os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com antecedência. Para 57%, sites e redes sociais das empresas são a principal forma de se informar sobre os descontos.
Os perfis focados em promoções e descontos das redes sociais (24%), e-mails promocionais (37 %), sites de comparação de preços (25%), canais e/ou grupos no whatsApp focados em descontos (20%), influenciadores digitais (18%) e informativos das lojas/marcas no whatsApp (17%) são outros meios de pesquisa de promoções utilizados pelos consumidores.
Eles revelaram ainda os fatores que influenciam a compra: 65% citaram anúncios de internet, 59% as redes sociais e 19% os influenciadores digitais.
Frete é fator decisório de compra
Quase 60% dos entrevistados afirmam que o valor do frete é um fator muito importante e decisivo para as compras on-line. Quase 40% dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o seu produto com mais rapidez.
Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday foram taxas de frete (57%), preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%), não confiar na loja (45%), nota baixa em sites de reputação (43%), avaliações ruins nas redes sociais (42%) e desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (40%). Segundo o levantamento, 57% desistiram da compra devido às taxas de frete e 50% revelaram que não comprariam se os preços fossem mais altos do que em períodos sem oferta.
Ouça a rádio de Minas