Economia

Brookfield vai implantar parque logístico em MG

Empreendimento será o primeiro deste tipo do grupo no Estado; projeto contempla quatro galpões que totalizam uma ABL de 147 mil m²
Brookfield vai implantar parque logístico em MG
Crédito: Freepik

O município de Extrema, na região Sul do Estado, vai receber o primeiro parque logístico da Brookfield Properties em Minas Gerais. A empresa, responsável por desenvolver e operar os investimentos imobiliários da canadense Brookfield Asset Management, já iniciou as obras de construção do projeto, que deverá ser entregue em duas etapas. A primeira fase está prevista para o terceiro trimestre do ano que vem, já a segunda, para 2025. 

O empreendimento terá quatro galpões que totalizam uma área bruta locável (ABL) de 147 mil metros quadrados (m²), um pé direito de 12 metros de altura e capacidade do piso de seis toneladas. O parque logístico de Extrema ainda terá operação front load e cross docking, visando aumentar a produtividade e a eficácia das operações de seus ocupantes. O montante a ser investido no projeto não foi revelado pela companhia.

Conforme explica o managing director da Brookfield Properties, Hilton Rejman, a escolha  se deu pelo fato de o município ter uma posição estratégica privilegiada. Extrema fica a apenas 100 quilômetros de distância de São Paulo e está localizada entre as capitais mineira, paulista e fluminense, principais centros consumidores do Brasil. Além disso, ele lembra que a região dispõe de incentivos fiscais. 

“O mercado de Extrema ganhou grande representatividade, principalmente nos últimos quatro anos, período em que houve a aceleração do setor logístico no País, impulsionado pela pandemia. Em 2019, o mercado contava com cerca de 400 mil m² de área locável e hoje temos mapeado um estoque de galpões de mais de 1 milhão de m², com a vacância chegando próximo a 0%”, destaca. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O diretor de atração de investimentos da Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (Invest Minas), Adriano Carvalho, também lembra que Extrema se consolidou como a capital logística do Estado. Segundo ele, o município representa atualmente quase a metade de todos os galpões logísticos que Minas Gerais possui e este investimento vai complementar o ecossistema logístico na região.

“A Brookfield é hoje um dos maiores fundos de investimentos do Brasil. Este é o primeiro investimento dela em Extrema e isso, acima de tudo, é uma prova de confiança tanto no Estado quanto no município. Mostra que o fôlego do município ainda é grande. Havia uma expectativa de que para esse ano a demanda por galpões logísticos diminuísse e os novos investimentos mostram que não. Mostram que o fôlego tanto dos e-commerces quanto dos centros de distribuição ainda continuam muito aquecidos”, ressalta.

Outros projetos

Sob a gestão da Brookfield Properties no Brasil estão aproximadamente 1,8 milhão de m² de área locável em operação e em desenvolvimento. No setor de parques logísticos, a empresa atualmente opera o Parque Logístico Guarulhos I, empreendimento que tem aproximadamente 58 mil m² de área locável 100% ocupada.

No ano passado, a companhia entregou o Parque Logístico Guarulhos III, no mesmo município paulista, com cerca de 94 mil m² de área. E finalizou a obra do Parque Logístico Barueri, com 100% dos 111 mil m² de área pré-locados para uma grande empresa do e-commerce

Além do projeto em Extrema, seguem em fase de construção outros três empreendimentos da empresa no País: o Parque Logístico Guarulhos II e os Parques Logísticos Aero I e Aero II, dentro do aeroporto internacional daquela cidade, com acessos por ar e terra, ambos em parceria com a GRU Airport, administradora do terminal.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas