Mercado de eventos esportivos cresce com busca por hábitos saudáveis, mas enfrenta entraves

Nos últimos anos, a busca por hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos, aumentou. Essa mudança de comportamento beneficia o mercado de eventos esportivos, que vem crescendo tanto em Minas Gerais quanto no resto do Brasil. Porém, o setor ainda enfrenta algumas dificuldades, como a falta de gestão profissional em algumas empresas e a ausência de apoio do poder público.
Um estudo realizado pela plataforma Ticket Sports aponta que o número de eventos esportivos no Estado cresceu 14,29% nos primeiros cinco meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 63 para 72 eventos esportivos. Entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 1.440 eventos em todo o País, o que representa um avanço de 33% em relação ao observado nos cinco primeiros meses de 2024 (1.081).
O CEO da Ticket Sports, Daniel Krutman, destaca que o número de corredores no Brasil também vem crescendo, com cerca de 14 milhões de pessoas, o equivalente a quase 5% da população. Para ele, isso demonstra que o segmento ainda possui grande espaço para crescer nos próximos anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem aproximadamente 50 milhões de corredores, o equivalente a quase 20% da população local.
Segundo Krutman, os esportes ao ar livre têm ganhado ainda mais protagonismo no período pós-pandemia de Covid-19, mas ainda não é possível definir um teto para esse crescimento. No entanto, o especialista aponta que uma das teses no setor mostra a possibilidade de uma estabilidade a partir de 2030. “O fato é que a corrida cresce desde os anos 1970 como um esporte individual amador”, diz.
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Na avaliação do especialista, considerando o contexto histórico, principalmente, os anos após a pandemia, a expectativa é de 100 anos de crescimento dos esportes ao ar livre, como a corrida. Isso porque essa prática esportiva ajuda a combater alguns dos principais males deste século, como a obesidade e questões envolvendo a saúde mental e as relações sociais.
Eventos esportivos crescem apesar dos desafios

O levantamento da Ticket Sports também mostra que a quantidade de organizadores de eventos esportivos aumentou 24% na primeira metade deste ano, o que sinaliza a entrada de novos players neste mercado e o crescimento do dinamismo e da diversidade do setor.
Krutman avalia que o mercado de eventos esportivos deixou de ser altamente nichado para se tornar algo mais amplo, mas com algumas complexidades de crescimento. Ele menciona dois pontos a serem melhorados para tornar o segmento ainda mais forte:
- a ampliação do apoio do poder público
- e a profissionalização das empresas organizadoras.
Para ele, a Lei de Incentivo ao Esporte ainda precisa ser aperfeiçoada, e também é preciso criar novos projetos públicos de fomento a negócios de escala ligados a esses eventos, além de maior apoio de alguns municípios brasileiros. “Há cidades que ainda olham para esses eventos como um problema e não como uma oportunidade de atração de turistas ou um patrimônio do município”, diz.
O sócio-proprietário da organizadora de eventos esportivos TBH Esportes, Miller Junqueira, também avalia que a relação com o poder público é a questão mais importante a ser resolvida atualmente. Ele relata uma série de taxações e fiscalizações voltadas para esse segmento e outras condições impostas, como o curto período para instalação das estruturas, limitações de calendário e o alto custo de utilização de determinados espaços.
“Além do apoio do poder público, o atual desafio é encontrar novos locais que comportem o crescimento e o surgimento de novos eventos de corrida. Outro desafio é conseguir montar um calendário para a cidade ocupar”, explica.
Enquanto isso, o CEO da Ticket Sports considera que muitas empresas ainda possuem uma estrutura pequena e até precária, sobrevivendo com alguma dificuldade no mercado. Segundo o dirigente, o setor possui bons empreendedores que, se tivessem uma base teórica e mais apoio, seriam muito mais bem-sucedidos no mercado de eventos esportivos.
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