Economia

Busca por ‘MEI’ no Google volta a crescer em 2025 após dois anos de queda

Expressões “como abrir MEI gratuito” e “como abrir MEI pelo celular” também dispararam nas buscas
Busca por ‘MEI’ no Google volta a crescer em 2025 após dois anos de queda
Foto: Reprodução Adobe Stockl

Após dois anos consecutivos de retração, o termo “MEI” (Microempreendedor Individual) voltou a ganhar força nas buscas do Google em 2025. É o que aponta uma análise da Timelens, empresa de tecnologia e inteligência de dados, que registrou alta de mais de 22% na procura pelo termo neste ano em comparação com o mesmo período de 2023 e 2024.

O levantamento revela que o interesse por MEI vinha crescendo até 2022, com aumento de 10% nas buscas. A tendência, porém, inverteu-se nos últimos dois anos, com quedas de 7% e 11%, respectivamente. A retomada em 2025 indica uma nova onda de adesão ao modelo de empreendedorismo simplificado.

Além do aumento no volume de busca no Google, o estudo também identificou os termos mais procurados pelos usuários. As expressões “como abrir MEI gratuito” e “como abrir MEI pelo celular” dispararam entre 400% e 5.000% nas pesquisas.  

Geração Z rejeita modelo CLT e valoriza flexibilidade do MEI

Paralelamente ao crescimento do interesse por MEI, o modelo tradicional de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem sido alvo de intensas discussões nas redes sociais. De acordo com a Timelens, entre 2021 e 2025, foram mais de 1 milhão de menções à CLT nas plataformas digitais. 

A maioria dos debates foi protagonizada por jovens da geração Z, que associam o regime à falta de liberdade e à rigidez do mercado de trabalho formal. A análise mostra ainda que os comentários negativos sobre a CLT cresceram 236% no período, superando os positivos, que avançaram 221%. 

Para muitos influenciadores e criadores de conteúdo, a estrutura tradicional do emprego formal é vista com desdém, em contraponto ao discurso de valorização da liberdade profissional e da flexibilidade de horários e projetos que, teoricamente, o MEI oferece.

Acompanhando aumento nas buscas do Google, abertura de MEIs cresce em abril de 2025 no País

O aumento da busca por informações sobre MEI no Google, indicado na pesquisa, coincide com um levantamento do Sebrae Nacional, com base em informações da Receita Federal, que destaca o aumento de 28,1% no volume de novos Microempreendedores Individuais (MEI) no País no acumulado até abril de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. 

O Sudeste lidera como região com o maior número de CNPJs criados: 197.741 (96% do total). São Paulo (28,7%), Minas Gerais (10,9%) e Rio de Janeiro (7,8%) puxaram a abertura de pequenos negócios até abril de 2025, concentrando a maior participação entre os estados.

Atividade econômica dos pequenos negócios sobe em Minas

Abril de 2025 também registrou aumento na atividade econômica dos pequenos negócios de Minas Gerais de 1,47% em relação a março.  A atividade econômica dos pequenos negócios em Minas vem apresentando leve recuperação nos últimos meses, após duas quedas consecutivas.

Esse movimento de recuperação apresentado pelos pequenos negócios em Minas Gerais acompanha uma tendência observada no restante do Brasil. Assim como o Estado, o ISM nacional também caiu entre os meses de dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, avançando nos dois meses seguintes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas