Busca por apartamentos para aluguel supera a demanda por casas em Minas Gerais

O interesse pelo aluguel de imóveis em Minas Gerais concentra-se principalmente nos apartamentos, que registraram cerca de 1 mil buscas na internet em junho deste ano. Segundo estudo da Universal Software, esse volume é 69,49% superior ao observado para casas no Estado, que somaram 590 buscas mensais.
Nas últimas duas décadas, o mercado de aluguel de imóveis residenciais praticamente dobrou no Brasil, segundo dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o órgão, um em cada cinco brasileiros residia em imóvel alugado.
Considerando esse contexto e as mudanças econômicas no País, o levantamento da empresa especializada em sistemas de gestão imobiliária aponta que, em média, o termo “aluguel de apartamento” registrou 5,5 mil buscas mensais. O número é cerca de 90% superior ao interesse por casas, que tiveram 2,9 mil pesquisas pelo termo “aluguel de casa”.
O Exploding Topics do Google indica que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram as buscas pelos dois tipos de imóveis. Em São Paulo, foram 2,9 mil pesquisas por apartamentos e 1,6 mil por casas, enquanto no Rio de Janeiro o volume foi de 1,3 mil para apartamentos e 720 para casas.
Perfil dos potenciais inquilinos de apartamentos e casas no Brasil

Entre os que pesquisaram sobre apartamentos para alugar, a dúvida mais recorrente foi: “Quanto custa um aluguel de apartamento?”. O questionamento revela um perfil de consumo que considera o custo de vida como critério central na escolha da moradia.
O aumento do interesse por unidades em prédios pode indicar um movimento de retorno aos grandes centros urbanos no Brasil. A análise da origem geográfica das pesquisas mostra que os apartamentos geralmente se concentram em bairros estratégicos, com melhor acesso ao trabalho, cultura e lazer, o que os torna privilegiados na relação custo-benefício.
No caso das casas, as informações levantadas pela Universal Software ajudam a compreender o perfil de quem prefere esse tipo de imóvel. A principal curiosidade tem caráter técnico: “Como fazer um contrato de aluguel de casa?” foi a pergunta mais pesquisada.
Assim, a preocupação de quem opta por esse tipo de residência não está diretamente ligada aos custos imediatos, mas sim à segurança jurídica. O contrato de locação é ferramenta essencial para garantir e proteger os direitos e deveres de proprietários e inquilinos.
O estudo ressalta que, embora a locação de casas e apartamentos seja um segmento consolidado no mercado, ainda pode oferecer riscos para locadores e locatários.
Para evitar desgastes financeiros e jurídicos, foram criadas leis e regulamentações específicas que garantem a segurança dos contratos de aluguel, reforçando a importância do auxílio profissional na elaboração e assinatura dos documentos.
Ouça a rádio de Minas