Economia

BYD intensifica guerra de preços de veículos elétricos na China e ganha concorrente no Brasil

Os preços indicam que a BYD está dando descontos maiores na maioria desses novos modelos do que no ano passado
Atualizado em 28 de fevereiro de 2024 • 17:21
BYD intensifica guerra de preços de veículos elétricos na China e ganha concorrente no Brasil
Crédito: Adobe Stock

Pequim (China) – A gigante chinesa de veículos elétricos BYD revelou na quarta-feira novas versões com preços mais baixos de seus sedãs Han e SUVs Tang, aprofundando uma prolongada e brutal guerra de preços no maior mercado automotivo do mundo com descontos ainda maiores do que os de 2023.

Os recém-lançados sedãs Han, disponíveis como híbridos plug-in e veículos elétricos puros, e o SUV híbrido Tang, terão um preço inicial que é de 10,35% a 14,3% menor do que as versões anteriores, segundo cálculos da Reuters.

Os produtos vieram na esteira da introdução pela BYD de uma nova versão de seu hatchback Dolphin e do mais novo sedã híbrido plug-in Qin Plus DM-i na semana passada, ambos também com preços iniciais mais baixos.

Os preços indicam que a BYD está dando descontos maiores na maioria desses modelos do que no ano passado. A montadora reduziu o preço inicial do Qin Plus versões elétrica e híbrida em 15% e 20%, respectivamente, em comparação com cortes de preços de 8% e 11%, respectivamente, para os dois modelos em 2023, segundo cálculos da Reuters.

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O preço inicial do híbrido Tang permaneceu inalterado no ano passado em relação a 2022, quando a BYD lançou a Champion Edition desse modelo, mas a nova versão do híbrido Tang este ano é 14% mais barata.

Por outro lado, a BYD lançou novas marcas, como Yangwang e Fangchengbao, para subir no mercado. Ela revelou um carro esportivo U9 sob a marca Yangwang no domingo, com um preço inicial de 1,68 milhão de iuanes (US$ 233.353).

As vendas de veículos de energia nova da China caíram 38,8% em janeiro em relação ao mês anterior, a primeira queda desde agosto de 2023, já que a demanda vacilou apesar de um novo impulso de descontos liderado pela Tesla.

Empresa nacional entra na briga com BYD por antiga fábrica da Ford na Bahia

São Paulo – A montadora BYD ganhou um concorrente de última hora na disputa pelo complexo industrial da Ford, em Camaçari (BA). O empresário Flávio Figueiredo Assis, da nacional Lecar, apresentou uma proposta ao Governo da Bahia.

Tudo começou com uma visita feita à antiga fábrica para compra de robôs e esteiras que estão desativadas. Assis vai usar parte do equipamento que pertenceu à Ford em sua futura montadora de carros elétricos.

“Lá descobri que o processo de venda da fábrica da fábrica ainda estava aberto”, afirma o empresário, que ainda procura o melhor lugar para suas linhas de montagem.

Assis verificou que o aviso de chamamento público feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia estava aberto até esta quarta-feira (28). A fábrica hoje pertence ao Estado do Bahia.
O documento diz que a BYD havia manifestado interesse no complexo industrial de Camaçari, mas havia margem para uma outra proposta.

De acordo com o texto, outros interessados poderiam “manifestar interesse em relação ao imóvel indicado e/ou apresentar impedimentos legais à sua disponibilização, no prazo de 30 (trinta) dias, contado a partir desta publicação”.

Assis aproveitou a brecha e elaborou uma proposta.

O complexo tem 4,7 milhões de metros quadrados, com 314,8 m² de área construída. Originalmente, a capacidade produtiva era de até 400 mil carros por ano. O dono da Lecar pretende adquirir o espaço para construir o futuro hatch elétrico da marca, que deve ter preço abaixo de R$ 100 mil.

A BYD já está ciente da proposta e prepara uma resposta oficial à investida da Lecar. Pessoas ligadas à montadora chinesa acreditam que nada irá mudar nas negociações, e que a estratégia de Assis é uma jogada de marketing.

O empresário, contudo, vê um bom negócio, já que os valores envolvidos são atraentes.

“Todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação. Esses maquinários irão agilizar a produção dos carros”, diz Assis, que está preparando um material de divulgação da nova empreitada, incluindo a primeira imagem de seu projeto de carro elétrico mais em conta.

O anúncio deve ser feito ainda nesta quarta, coincidindo com a apresentação do BYD Dolphin Mini. O novo compacto elétrico, que tem preço sugerido de R$ 115,8 mil, está confirmado para produção nacional.

A montadora chinesa já anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na Bahia. No fim de janeiro, a BYD entregou um SUV elétrico para a Presidência da República.

Os executivos da empresa foram recebidos pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada e confirmaram para o fim do ano o início da produção em Camaçari.

Já os futuros veículos da Lecar seguem em fase de desenvolvimento e homologação. Antes do modelo compacto, está previsto o sedã médio 459. Assis espera lançar o primeiro modelo ainda em 2025. (Eduardo Sodré)

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