Caixas surpresas e personalizadas crescem no mercado de pets

O tempo em que os serviços de entregas provocavam a felicidade apenas de humanos passou. Agora, os animais de estimação (pets) também podem se alvoroçar com motivos próprios quando a campainha do portão toca.
E o que pode significar a alegria para os “pets”, nome que caiu no gosto do brasileiro, movimenta um mercado bilionário: o da indústria e do comércio de acessórios, alimentos e brinquedos para cães e gatos, que estão cada vez mais presentes em caixas surpresas, personalizadas ou por assinatura.
De acordo com dados do Instituto Pet Brasil (IBP), somente em 2021, o setor de produtos e serviços para animais de estimação deve faturar cerca de R$ 49,9 bilhões, valor projetado a partir dos resultados do setor no primeiro semestre do ano e que tem contribuição majoritária dos alimentos, já que o pet food deve representar R$ 26,8 bilhões (53%) no faturamento.
Ainda conforme levantado pela entidade, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento do setor de produtos e serviços para o mercado, as compras por e-commerce representam, atualmente, 5,4% do volume de vendas e outros 2,2% estão concentrados em clubes de serviço, lojas de conveniência e demais. Na liderança de vendas estão os pets shops de pequeno e médio porte, com 48% das vendas do setor.
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Vale ressaltar que, conforme dados do IBP, a presença do comércio eletrônico indica crescimentos contínuos, sendo que, em 2020, as compras online representavam 4,6% das aquisições de produtos – frente aos 5,4% projetados para 2021 – e cresceu, isoladamente, 25% quando comparado com o ano de 2019.
Segmento das caixas personalizadas pets
Daniela Ayres Aguirra, sócia-fundadora da Joy Pet Box, empresa que faz a curadoria e entrega de caixas com brinquedos e petiscos para animais de estimação, sediada em Poços de Caldas, conta que, em 2015, quando o negócio foi inventado, a realidade era difícil.
“Eu tive a ideia de um clube de assinaturas de academia. E o nosso investidor era dono de uma fábrica de petiscos. Então eu pensei: por que a gente não monta um clube de assinaturas para gatos e cachorros e incluímos brinquedos? No começo, não vendíamos nada, porque a assinatura nesta modalidade não existia e as assinaturas de cerveja e vinho estavam se popularizando ainda. E em 2016 vimos a concorrência explodir, e nós ficamos. Com o tempo, nós nos fortalecemos nas mídias sociais e estudamos a concorrência, o que nos ajudou”, lembra Daniela.
Ainda segundo a sócia-fundadora da Joy Pet Box, após lançar o site da empresa, em setembro de 2016, e trabalhar as estratégias de marketing, bem como as parcerias e o posicionamento no mercado, a marca começou a decolar, mas foi no final de 2018 que o negócio teve o crescimento esperado.
Hoje, a Joy Pet Box trabalha com a venda de caixas para cães e gatos com foco na qualidade, sendo que o negócio busca entregar petiscos artesanais ou naturais existentes no mercado, além de brinquedos de borracha e de vinil e pelúcias que ganham as formas dos temas estabelecidos por mês.
A rentabilidade do negócio, segundo Daniela, está no volume de envios, que, no caso da empresa, demandou tempo e posicionamento de marca. Apesar de não publicizar o faturamento da Joy Pet Box, a sócia-fundadora afirma que em abril de 2020 a empresa teve crescimento de 30% e que segue com o propósito de fidelizar os clientes por meio da transparência e da qualidade.
“A nossa estratégia não está nas caixinhas surpresas, porque nós percebemos que a confiança do cliente não acontece assim. Hoje, nós divulgamos com transparência a quantidade de itens, quais são eles e não fidelizamos por 3 ou 6 meses, porque não queremos que um cliente insatisfeito tenha que aguardar esse prazo. E nós queremos levar respeito ao animal e ao tutor, trabalhando a alegria e a satisfação de todos”, afirma Daniela.
Petiko deve faturar R$ 20 milhões em 2021

Criado em 2014 por empreendedores que estavam no final da graduação de Ciências da Computação e apaixonados por animais, a Petiko, com sede em São Carlos (São Paulo), também oferece o “box”, as caixas personalizadas, como produto. Com atuação em todo o país, a Box Petiko tem a sua base de clientes concentrada nos estados de São Paulo (36%), Rio de Janeiro (12%) e Minas Gerais (10%).
O CEO da empresa e um dos fundadores, Luciano Miranda, afirma que embora a empresa seja conhecida enquanto clube de produtos, a proposta principal é buscar inovação para entregar a melhor experiência aos consumidores e seus pets. “Nós percebemos que havia um gap entre as demandas e necessidades dos tutores que ainda não eram atendidas em sua totalidade pela indústria. E a partir disso nós coletamos dados para aprender com os consumidores e desenvolver produtos que os atendam”, afirma Luciano.
A partir do entendimento do mercado e das dores dos pais e das mães dos filhos de 4 patas, a Petiko nasceu com o objetivo de fazer uma curadoria de produtos de higiene, petiscos, brinquedos, entre outros, para que os consumidores conheçam novas opções disponíveis no mercado e adequadas para as necessidades dos pets e de estímulo às capacidades sensoriais do animal.

Nesse sentido, a Box Petiko idealizou três trilhas de experiências, como é chamada a segmentação na empresa, focadas em atender os animais com base nas informações de idade, raça e sexo do animal, além do perfil. As divisões disponíveis para a escolha dos clientes são:
- Essencial – que atende 90% dos animais com petiscos, brinquedos e acessórios
- Mordedores – com itens específicos para cães que mordem com mais força e que preferem roer objetos
- Vegetariano – destinada a animais que sofrem de alergia à proteína animal.
Segundo o CEO da Petiko, hoje o público da marca é representado por mulheres, residentes das principais capitais do país e que consideram os animais de estimação como membros da família. Com o perfil de vendas para o público mais urbano, mas com entregas em todo o país, a Box Petiko tem hoje 16.500 assinantes ativos, e até o final do ano a empresa projeta ter em sua base de clientes 20 mil tutores.
Para 2021, o faturamento da empresa deve chegar aos R$ 20 milhões, conforme prevê o CEO da empresa, que entre 2019 e 2020 registrou crescimento de 40% e projeta crescimento de 60% de 2020 para 2021. Além das caixas personalizadas, a empresa produz hoje parte dos petiscos e brinquedos entregues aos clientes e trabalha pesquisas de satisfação para cada item entregue de forma a avaliar os caminhos para a produção ou manutenção dos produtos.
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