Economia

Canadian vende projeto no Norte de Minas para a VTRM

Canadian vende projeto no Norte de Minas para a VTRM
Crédito: Jean-Paul Pelissier/Reuters

A Canadian Solar Inc. concluiu a venda do projeto solar Jaíba V, com potência de 635 MWp, no Norte de Minas. A usina fotovoltaica foi adquirida pela VTRM Energia Participações, joint venture entre a Votorantim Energia e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments)

Em comunicado divulgado ontem, as empresas informam que o projeto está pronto para execução e tem previsão de início de construção em 2022 e operação comercial em 2023. “Quando estiver em operação, será um dos maiores projetos solares do País e ocupará uma área de 1.500 hectares, capaz de gerar energia limpa equivalente ao consumo de mais de 500 mil residências”, informa. Aproximadamente 40% da capacidade instalada de Jaíba V já foi comercializada através de contratos de longo prazo de venda de energia, sendo o restante da energia destinada ao mercado livre.

“Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a VTRM nesta transação, o Projeto Solar Jaíba V contribuirá significativamente para o Brasil alcançar a meta de obter 23% de sua energia vinda de fontes renováveis não hídricas até 2030”, disse o presidente e CEO da Canadian Solar, Shawn Qu, em nota.

“Com a conclusão desta venda, a Canadian Solar terá monetizado com sucesso 1,6 GWp de projetos solares de larga escala no Brasil e continuará a executar e monetizar o restante de seu pipeline mais de 2,5 GW de projetos solares contratados, de alta qualidade. A Canadian Solar é líder no mercado brasileiro e continuamos a expandir nossa posição em mais mercados latino-americanos, incluindo Colômbia e Chile”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Estratégia – De acordo com o CEO da Votorantim Energia e presidente do Conselho da VTRM, Fabio Zanfelice, a “aquisição é parte da estratégia de expansão do negócio da companhia com foco na diversificação de fontes para exploração de novas avenidas de crescimento, de modo a trazer mais robustez e complementaridade ao portfólio atual da VTRM”.

O investimento integra o pipeline de 1,9 GW em projetos de fontes hidrelétrica e solar, bem como soluções híbridas da companhia que foi informado ao mercado em outubro. Na ocasião, os acionistas da VTRM – Votorantim e CPP Investments – anunciaram a intenção de consolidar seus ativos de energia em uma única plataforma.

A joint venture iniciou operações em maio de 2018 com foco em investimentos e desenvolvimento de geração de energia limpa no Brasil. Atualmente, a empresa é controladora da Companhia Energética de São Paulo, com mais de 1,6GW de capacidade de geração hídrica, e também proprietária de 31 parques eólicos que somam 974MW de capacidade instalada, 21 em operação e 10 em construção, com início de operação comercial em 2022, todos localizados na região Nordeste do Brasil. A empresa também possui um pipeline de projetos de crescimento que combinam fontes hídricas, solares e eólicas, além de soluções híbridas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas