Economia

Capacidade produtiva da Haskell chega a 500 toneladas por mês

Capacidade produtiva da Haskell chega a 500 toneladas por mês
A Haskell gera mais de 200 empregos, diz Ana Márcia Sena - Foto: Divulgação

A diversidade da flora brasileira é um convite à indústria cosmética a desenvolver novos produtos. Minas Gerais, que abriga a riqueza de três biomas – mata atlântica, cerrado e caatinga – reserva um enorme manancial de descobertas nas áreas da saúde e beleza.

Certa desse diferencial, a Haskell Cosmética Natural, sediada em Viçosa (Zona da Mata), segue ao longo dos seus 18 anos de existência pesquisando e desenvolvendo produtos próprios que são distribuídos em todo o Brasil e já chegam através de representantes em países como Chile, Portugal, Inglaterra, Bélgica, Espanha e Holanda.

De acordo com a presidente e fundadora da Haskell, Ana Márcia Sena, são 23 linhas de tratamento capilar com elementos naturais e mais de 90 produtos à base de ativos brasileiros como mandioca, jaborandi, bananeira, quina rosa, entre outros. A marca possui também duas linhas de transformação: Excllusiv Tom, com 20 cores de tonalizantes e Excllusiv Color, com 44 tons de coloração permanente.

Tudo começou no ano 2000, quando iniciou uma pequena produção de cosméticos capilares. Com o tempo produtos começaram a fazer sucesso nos salões de beleza e rapidamente ela já estava vendendo para as cidades vizinhas. Hoje a empresa possui mais de 200 colaboradores e, até o final do ano, a fábrica, contará com mais 7,8 mil metros quadrados, totalizando 22 mil metros quadrados de área construída.

“Quando iniciei minha carreira profissional, me formei em magistério e, ao longo dos anos, fiz diversos cursos em cosméticos, desde fabricação até gestão e marketing. A Haskell está em constante expansão no Brasil e lá fora. Hoje, temos uma capacidade produtiva de até 500 toneladas por mês. Nossa distribuição de produtos engloba todos os estados brasileiros, além de lojas internacionais. Nossa meta é ultrapassar ainda mais fronteiras”, explica Ana Márcia Sena.

A empresária aposta em um setor que, embora sinta os efeitos da crise, seguiu crescendo no Brasil nos últimos anos e dá mostras de que vai se recuperar mais rápido do que outros tradicionais. Segundo a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, publicada no primeiro semestre, até o ano de 2020 o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano no setor de Higiene e Cosméticos. Para este ano, a porcentagem no faturamento promete ser ainda maior, de 8%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Para sustentar o crescimento constante a marca se apoia em uma rede de distribuidores. Nós possuímos uma cadeia de distribuidores exclusivos, que fazem a compra e revendem aos lojistas por todo Brasil. Por enquanto, estamos focando na capilaridade da marca e não temos planos de abrir lojas próprias ou franquias”, pontua.

Outro trunfo da Haskell é a própria localização da fábrica. Conhecida como uma cidade universitária, Viçosa é capaz de fornecer mão de obra extremamente capacitada. “Viçosa nos oferece profissionais muito qualificados. A Universidade Federal de Viçosa tem um ensino muito competente, o que nos auxilia. Sempre recebemos alunos e graduados, e ficamos muito satisfeitos em poder contar com esses profissionais”, afirma a empreendedora.

A responsabilidade socioambiental também faz parte dos valores da empresa, com ações que vão desde o tratamento dos efluentes, a preservação da Reserva Legal e Área de Preservação Permanente, onde está instalada a unidade fabril, na zona Rural de Viçosa. A Haskell apoia o Grupo Pérolas Negras, em Viçosa, que promove oficinas focadas no debate de questões de autoestima relacionadas aos cabelos. O projeto visa auxiliar no empoderamento de meninas e mulheres, resgatando sua identidade e valorizando a beleza natural e da cultura brasileira.

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