Economia

No Carnaval 2025 de BH, foliões irão gastar 42% a mais que no ano passado; Minas terá 12 milhões de turistas

A estimativa é que cada folião gaste, em média, R$ 180 por dia na folia
No Carnaval 2025 de BH, foliões irão gastar 42% a mais que no ano passado; Minas terá 12 milhões de turistas
Carnaval de BH | Crédito: Pablo Bernardo/ PBH

A cada dez empresários de Belo Horizonte, seis (59,2%) acreditam que o Carnaval terá reflexo positivo nas vendas. A estimativa é que cada folião gaste, em média, R$ 180 por dia na folia, valor 42% maior do que 2024.

Os dados são da pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), e apresentada nesta terça-feira (11). O estudo ouviu 200 empresários de Belo Horizonte, abrangendo o setor hoteleiro, os comércios da cidade, mercados, padarias, bares e restaurantes. A maioria se mostrou bastante otimista com a folia.

Questionado sobre os cerca de 40% dos entrevistados que não estão com boas expectativas para o Carnaval, o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, considera um índice esperado.

“São empresários que atuam em atividades que não têm aderência ao público que está na movimentação da cidade neste período. Alguns até aproveitam o momento de feriado para fazer uma reforma, uma adequação ou uma mudança de layout nas suas lojas”, explicou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda de acordo com a pesquisa, para a maioria dos comerciantes entrevistados, os maiores gastos serão em vestuários (29,3%), adereços (26,5%) e fantasias (9,9%) que, juntos, ultrapassam a metade dos investimentos esperados (65,7%) pelo folião. As bebidas não alcoólicas (26,5%), alcoólicas (24,9%) e os lanches (19,3%) completam os gastos.

O lojista da capital mineira acredita também que o pagamento à vista será o mais utilizado pelos clientes, sendo 49,8% à vista no cartão de crédito, 20,4% no Pix e 6% no débito.

Expectativa é de 12 milhões de turistas em Minas Gerais

A secretária-adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, que também esteve na coletiva realizada pela CDL/BH, afirmou que a pasta espera 12 milhões de foliões em todo o Estado, sendo 6 milhões só na Capital, um aumento de 10% com relação ao ano passado.

“Nós trabalhamos de uma maneira muito integrada e muito unida, por isso, ficamos felizes de ver a política pública gerando resultados. Vemos isso nesse crescimento se consolidando ano após o outro”, ressaltou.

Relembrando as potências do turismo no Estado, ela convidou a todos a divulgar e propagar Minas Gerais.

“Nosso Carnaval é maravilhoso. Vamos mostrar tudo que há de melhor na nossa cultura, para provar e mostrar para o Brasil e para o mundo que temos, sim, o Carnaval mais seguro, a população que atende a todos com tanta tranquilidade e acolhimento. E também que possuímos riqueza de arte e de experiências que só nós temos. A gente tem que falar isso com bastante orgulho e propagar isso sim”, concluiu.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas